fbpx

A Avery Dennison lançou o programa AD Circular, um programa compreensivo para reciclagem de liners de papel e filme em toda a Europa.

Através do programa, as empresas podem usar uma aplicação online para agendar uma recolha de liners de etiquetas usadas por um dos parceiros de reciclagem. A aplicação web também fornece dados sob a forma de análises e certificados atualizados regularmente, sobre a quantidade de material reciclado, a quantidade de emissões de CO2 que evitaram como resultado, e outras informações. A recolha e o transporte de liners usados cumprirão os regulamentos da UE e os custos serão comparáveis aos serviços existentes de eliminação de resíduos.

ADCircular

"As empresas na Europa consumiram cerca de 470 quilotoneladas de liner em 2019, mas pouco mais de um terço foi reciclado", observou Burak Sahbaz, responsável pela área de sustentabilidade. "O aterro ou incineração de muitos liners e o uso de todo esse material apenas uma vez, não é ambientalmente sustentável, e vai contra as expectativas dos consumidores e o espírito dos regulamentos europeus que estabelecem uma economia circular”, conclui.

O programa será lançado em oito países durante o primeiro semestre de 2021: França, Espanha, Bélgica, Polónia, Dinamarca, Suécia, Alemanha e Reino Unido. O programa será então lançado noutros países europeus na segunda metade do ano.

O objetivo é, até 2025, reciclar 75% dos resíduos de etiquetas que a Avery Dennnison traz para o mercado europeu. A reciclagem de 1 quilograma de liner evita a emissão de 2,28 quilogramas de dióxido de carbono.