É nas grandes superfícies que pode encontrar, de norte a sul de Portugal Continental, as 23 máquinas para a recolha de garrafas de bebidas em plástico não reutilizáveis. O objetivo é recolher o material para a reciclagem e reutilização como matéria-prima em novas embalagens.
Os cidadãos depositam nas máquinas as garrafas de bebidas em plástico, que devem estar vazias, com tampa, não espalmadas e com o código de barras intacto. Depois, recebem um talão com o valor correspondente à quantidade e tipo de garrafas devolvidas: 2 cêntimos para garrafas até meio litro e 5 cêntimos para garrafas de ½ a 2 litros. O valor recebido pode ser utilizado em compras, na loja onde as garrafas foram entregues ou pode ser doado a uma instituição social.
As máquinas encontram-se em várias superfícies comerciais da marca Continente, Pingo Doce, Auchan e E.Leclerc. Conheça aqui a localização.
O projeto-piloto é gerido por um consórcio composto pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).