O segmento de Packaging afirmou-se em 2025 como um dos motores de crescimento da The Navigator Company, consolidando a estratégia de diversificação da empresa num ano particularmente desafiante para a indústria global de pasta e papel.
Em conjunto com o Tissue, o Packaging já representa cerca de 33% do EBITDA, o equivalente a 122 milhões de euros, assumindo um papel determinante na mitigação do impacto da forte queda dos preços internacionais da pasta e do papel.
O negócio de Packaging registou um crescimento de 8% nas vendas, sustentado por +11% no volume vendido (em toneladas) e +17% na área de papel comercializada, reflexo do aumento do peso de produtos de baixa gramagem.
A Europa concentrou 71% das vendas, mantendo-se como principal mercado, enquanto os restantes 29% corresponderam a mercados externos.
O Packaging da Navigator é desenvolvido integralmente sob a marca própria gKRAFT™, com foco em embalagens alimentares e não alimentares de baixas gramagens, soluções “From Fossil to Forest” e produtos release liner para Higiene Feminina e Personal Care.
A incorporação das propriedades específicas da fibra de eucalipto tem sido decisiva para a diferenciação técnica destas soluções, permitindo combinar resistência, leveza e desempenho funcional.
Entre as gamas em destaque está o gKRAFT™ BioShield, orientado para aplicações em contacto com alimentos, num contexto de crescente exigência regulatória e procura por alternativas ao plástico de uso único.
O desenvolvimento do Packaging nos últimos cinco anos foi realizado a partir das atuais fábricas de papel de impressão, sem aumento de capacidade instalada. Atualmente, o segmento representa mais de 4% das vendas totais da empresa.
Este modelo evidencia uma reconversão industrial progressiva e disciplinada, que será reforçada com a futura transformação da máquina PM3 para produção de papéis de embalagem flexível de baixas gramagens.