A Mondi está a reforçar a sua aposta na inovação para o comércio eletrónico, combinando investigação em materiais, design funcional e processos de produção otimizados com um ambiente de testes técnicos avançados que reproduz as condições reais de transporte e distribuição.
No âmbito desta estratégia, a Mondi anunciou a nomeação de Gavin Mounce como Diretor de Inovação e Aplicação em eCommerce, a partir de 1 de novembro de 2025. Com experiência na área do design e gestão de inovação em retalho e fornecimento, Mounce irá liderar a equipa responsável pelo desenvolvimento e aplicação de novas soluções de embalagem e pela integração entre as áreas de papel, design e conversão.
“A inovação em embalagens de e-commerce deve criar valor para o cliente e para o ambiente”, afirmou Armand Schoonbrood, COO da Mondi eCommerce. “A experiência do Gavin traz uma perspetiva de retalhista que nos ajuda a conceber soluções práticas e sustentáveis.”
A Mondi opera o ThinkBox Bupak, em Budweis, República Checa, um centro de colaboração com clientes que inclui um laboratório de testes certificado pela ISTA (International Safe Transit Association). Este espaço permite realizar workshops de inovação, desenvolver protótipos de embalagens e avaliar o desempenho dos produtos em condições reais de transporte.
A certificação ISTA, renovada até 1 de outubro de 2027, reconhece o laboratório como membro oficial da rede de Certified Testing Laboratories. Os testes realizados simulam o transporte e manuseamento em toda a cadeia logística, assegurando que cada solução resiste ao percurso desde o armazém até ao cliente final.
“Os testes são uma parte essencial da inovação. Só tem valor se funcionar no mundo real”, destacou Schoonbrood. “O nosso laboratório certificado garante que cada solução é testada e validada em condições reais, demonstrando a fiabilidade dos nossos métodos.”
Os especialistas da Mondi colaboram diretamente com clientes de diferentes setores para definir parâmetros de ensaio, fornecer relatórios técnicos padronizados e propor melhorias no design ou na escolha de materiais. O laboratório é também reconhecido pela Amazon no âmbito da rede APASS (Amazon Packaging Support and Supplier), permitindo certificar embalagens de acordo com os requisitos Tier 1–3 (FFP, SIOC e PFP).