A Tetra Pak foi distinguida com a medalha de Platina pela EcoVadis, alcançando a pontuação mais elevada na avaliação de sustentabilidade da entidade.

Com uma classificação global de 84 em 100, um aumento de 10 pontos face ao ano anterior, a Tetra Pak demonstrou avanços significativos na integração da sustentabilidade no seu modelo de negócio. A avaliação abrange quatro categorias: ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis.

Ao longo de 2024, a Tetra Pak reforçou esta estratégia com a criação de uma equipa dedicada à Excelência em Sustentabilidade, responsável por acelerar a transformação da empresa através do fortalecimento de processos, dados e competências internas. Esta estrutura permitiu integrar a sustentabilidade de forma mais profunda nas operações diárias.

“Esta conquista sublinha a determinação de toda a equipa da Tetra Pak em liderar a nossa transformação para a sustentabilidade, de mãos dadas com os nossos stakeholders, ao longo de toda a cadeia de valor. A medalha de Platina da EcoVadis demonstra a nossa paixão partilhada pela melhoria contínua e o compromisso de integrar a sustentabilidade, a longo prazo, em todas os aspetos das nossas operações e da cadeia de abastecimento”, afirmou Lars Holmquist, Vice-Presidente Executivo da Tetra Pak.

Um dos principais fatores para a melhoria da avaliação foi a aposta na transparência e colaboração com parceiros. A título de exemplo, o programa “Junte-se a nós na proteção do planeta” incentivou 29 fornecedores a definir metas climáticas com base científica e validadas externamente. Este programa inclui ainda um novo Código de Conduta para Fornecedores, com requisitos claros sobre biodiversidade, devida diligência e fornecimento responsável. Como resultado, as emissões associadas a materiais adquiridos diminuíram 15% face à linha de base de 2019.