A AIVE, Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, divulgou os resultados finais do projeto-piloto A Tip For Nature, implementado nos The Editory Collection Hotels.
Com um ano de execução, a iniciativa permitiu que a cadeia hoteleira alcançasse uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas nove unidades.
A iniciativa demonstrou que é possível promover mudanças de comportamento no canal HORECA, onde existe um grande potencial para aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, através de campanhas de comunicação digital interna e externa, bem como formação direcionada.
A campanha resultou num aumento significativo de 12% na taxa média de reciclagem de embalagens de vidro na cadeia hoteleira, atingindo 80% no final da campanha, comparativamente a 2023.
O The Editory by Sea Tróia/Aqualuz Tróia Mar & Rio by The Editory liderou o ranking com 89%, garantindo o primeiro lugar e recebendo uma estrela adicional em vidro. Seguiram-se o The Editory Boulevard Aliados e o Aqualuz Lagos by The Editory, ambos com 88%.
Todas as unidades hoteleiras do grupo atingiram taxas de reciclagem superiores a 70%, resultando na reciclagem de mais de 17 toneladas de embalagens de vidro, um aumento de 30% face a 2023.
Para além do aumento da reciclagem, também os hábitos e conhecimentos sobre reciclagem melhoraram. O número de colaboradores que reconhece que o vidro é infinitamente reciclável aumentou de 50% em 2023 para 60% em 2024. Da mesma forma, os colaboradores que afirmam reciclar sempre as embalagens de vidro cresceram de 61% para 79%. Os equívocos sobre as regras de separação também diminuíram de 41% para 25%.
Em relação à perceção sobre o projeto, 97% dos inquiridos consideraram-no muito útil, evidenciando uma recetividade extremamente positiva. As campanhas digitais internas e externas promovidas pela AIVE conseguiram sensibilizar os funcionários e impulsionar mudanças reais de comportamento, consolidando os The Editory Collection Hotels como um exemplo de sustentabilidade ambiental.
O objetivo é que o projeto seja replicado e escalado para outros estabelecimentos do setor HORECA, aumentando a consciencialização sobre os benefícios da correta separação das embalagens de vidro usadas.
"O projeto A Tip for Nature comprovou que o canal HORECA tem um enorme potencial para aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas em Portugal. Atingir um crescimento de 12% na taxa média de reciclagem, neste grupo hoteleiro, em apenas um ano é um resultado expressivo que comprova a eficácia deste tipo de campanhas", afirma Tiago Moreira da Silva, presidente da AIVE.
Miguel Evangelista, Diretor-Geral de Operações da The Editory Collection Hotels, reforça: "Estamos muito orgulhosos por ter contribuído para o sucesso do projeto. A adesão dos nossos colaboradores foi extraordinária e mostra que, com dedicação e formação, é possível adotar práticas mais sustentáveis. Esperamos que a nossa experiência inspire outros a fazerem o mesmo."
O projeto foi financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e contou com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).
A AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem) é uma associação empresarial dedicada à promoção da indústria de embalagens de vidro em Portugal. O setor desempenha um papel importante na economia portuguesa, sendo composto por três empresas (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), com seis unidades fabris (Avintes, Figueira da Foz, Marinha Grande e Venda Nova).