A Syensqo e a TOMRA uniram forças para atingir a viabilidade técnica e económica da separação e classificação de estruturas plásticas com multicomponentes, nas quais o cloreto de polivinilideno (PVDC) serve como camada de barreira.

Os parceiros desenvolveram um conjunto de experiências com amostras de resíduos de embalagens com multicamadas constituídas por polietileno de baixa densidade (PEBD) e PVDC Ixan. Os resultados provaram que os filmes multicamadas contendo PVDC podem ser separados dos resíduos plásticos mistos com equipamentos de triagem industrial para obter fluxos de reciclagem de poliolefina e PVDC de grau limpo.

"O objetivo geral deste projeto foi desafiar os principais padrões da indústria que afirmam que os filmes PVDC multicamadas não podem ser separados de estruturas de embalagem multicamadas", explica Federico Baruffi, Diretor de Marketing  de Polímeros Especiais, na Syensqo. "As nossas experiências demonstraram o contrário e estão a enviar uma mensagem clara à indústria de embalagens e reciclagem de que isso pode ser feito, nomeadamente com precisão e repetibilidade, utilizando a tecnologia industrial existente."

Plastico multicamada

Os resultados aplicam-se a mercados que estão atualmente a gerar resíduos plásticos mistos com multicamadas contendo PVDC, tais como filmes termoretráteis em embalagens de consumo e de alimentos.

"Uma das preocupações na indústria de reciclagem foi a identificação fiável de resíduos poliméricos com conteúdo de PVDC", acrescenta Marco Gregori, Diretor Comercial da Área Itália da TOMRA Recycling Sorting. "Ao combinar os nossos avançados sistemas de deteção ótica e infravermelho, conseguimos alcançar uma taxa de seletividade de mais de 80% ao classificar a partir da mistura de plástico pós-consumo e mais de 95% ao classificar a partir do fluxo de monocamada de PEBD. Este é mais um exemplo do que a tecnologia atual, neste caso o nosso AUTOSORT,™ já pode fazer."

Os resultados alargaram o âmbito dos resíduos plásticos mistos adequados para reciclagem a uma vasta gama de estruturas multicamadas que contêm PVDC. O projeto conjunto entre a Syensqo e a TOMRA também é considerado um modelo de avanço da circularidade da indústria de plásticos através da pesquisa e desenvolvimento dedicados de parceiros da indústria que compartilham valores semelhantes.