Com base nos dados reportados através dos questionários CDP Florestas 2023, a Tetra Pak está entre os 2% de empresas que obtiveram a classificação "A", entre as mais de 21 000 que foram avaliadas.

A empresa também partilhou informações sobre Alterações Climáticas e, pela primeira vez, sobre Segurança da Água. A obtenção de um "A" nos dois segmentos cimentou a inclusão da Tetra Pak no grupo de liderança do CDP, sendo a única empresa do setor das embalagens de cartão para alimentos e bebidas.

Gilles Tisserand, Vice-Presidente para o Clima e Biodiversidade da Tetra Pak, afirma: "Dependemos da natureza para que nos proporcione os elementos básicos necessários à vida: de ar puro e água limpa a bens materiais, como os alimentos. Acreditamos que empresas como a Tetra Pak devem agir urgentemente, com base nas informações disponíveis atualmente, para reduzir o impacto da sua cadeia de valor, restaurar a biodiversidade e contribuir para uma transformação mais ampla dos sistemas alimentares”.

E prossegue: "A nossa abordagem de proteção da natureza está intimamente ligada à nossa ambição no que diz respeito ao clima, à circularidade, à sustentabilidade social e aos sistemas alimentares. Cumpri-las exige determinados fatores facilitadores em toda a empresa, incluindo pessoas e processos, por exemplo, reforço de capacidades, monitorização, apresentação de relatórios e divulgação. À medida que nos esforçamos por liderar o caminho da transparência empresarial, estamos extremamente satisfeitos pela inclusão na ‘Lista A’ de florestas do CDP pelo oitavo ano consecutivo, assim como pelo facto de sermos a única empresa do setor das embalagens de cartão para alimentos e bebidas a fazer parte do grupo de liderança deste ano em todas as áreas de divulgação do CDP.”

TetraPak sustentabilidade© Tetra Pak

Sherry Madera, CEO do CDP, declara: "Alcançar uma posição na ‘Lista A’ representa mais do que apenas a pontuação. É uma indicação da elevada qualidade e exaustividade dos dados que proporcionam às empresas uma visão holística do seu impacto ambiental, serve de referência para os planos de transição e, mais importante ainda, permite-lhes cumprir as suas ambições declaradas.”

O CDP utiliza uma metodologia detalhada, classificando-as de “A” a “D”, com base na exaustividade da divulgação de informações, sensibilização e gestão dos riscos ambientais e na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, como a definição de objetivos significativos. As empresas que não divulgam informações ou fornecem informações insuficientes são classificadas com “F”.

A pontuação do CDP para as florestas é feita através da análise de quatro matérias-primas: madeira, produtos pecuários, soja e óleo de palma. As empresas têm de obter uma classificação de A em pelo menos uma destas matérias-primas de risco florestal para conseguirem um lugar na “Lista A” de florestas.

A lista completa de empresas incluídas este ano na “Lista A” do CDP pode ser consultada aqui: https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores.