A Sociedade Ponto Verde (SPV) juntou-se à Logoplaste Innovation Lab e ao Bureau Veritas Certification na disponibilização de um serviço de certificação de reciclabilidade para embalagens de plástico com o selo de qualidade das Certificações Recyclass. 

A certificação europeia assegura que os fabricantes e as marcas prestem informações claras e exatas sobre a reciclabilidade das suas embalagens de plástico, promovendo uma maior transparência junto dos consumidores. As empresas recebem um Relatório e Certificado, com classificação numa escala de A a F, ou com avaliação quantitativa (%) da performance em termos de reciclabilidade.

Em termos de procedimentos, a Logoplaste Innovation Lab faz toda a avaliação da embalagem, já presente no mercado ou ainda em fase de desenvolvimento, através de análises laboratoriais, com a possibilidade de simular todas as fases de reciclagem e caracterização do material reciclado. Por sua vez, a atribuição do certificado é assegurada pelo Bureau Veritas Certification. 

A SPV oferece a todos os seus clientes um desconto de 10% na aquisição desta certificação.  Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “esta colaboração surge num momento crítico em que se perspetiva um novo enquadramento legal para que todas as embalagens sejam, a partir de 2030, reutilizáveis ou recicláveis em todos os Estados-Membros, de acordo com a proposta de Regulamento Europeu para Embalagens e Resíduos de Embalagem (PPWR). A SPV é um parceiro de excelência na cadeia de valor das embalagens e, por isso, o nosso compromisso é total no que diz respeito a ajuda que diariamente oferecemos aos nossos clientes de forma cumprirem com a legislação e as medidas nela preconizadas.” 

“Assente em modelos de fácil informação e total transparência para com os cidadãos, a SPV tem vindo a contribuir de forma decisiva para o cumprimento das metas de reciclagem a que o país se encontra vinculado. Assim, juntámo-nos à Logoplaste Innovation Lab e ao Bureau Veritas Certification para conseguirmos beneficiar os nossos clientes que decidam certificar as suas embalagens com o selo de qualidade da Certificação RecyClass”, conclui a CEO da Sociedade Ponto Verde.

“As grandes marcas procuram soluções cada vez mais sustentáveis, com embalagens 100% recicláveis e circulares. Atenta a esta tendência, a Logoplaste tem trabalhado a agenda da sustentabilidade com os seus clientes e criou um serviço que permite uma avaliação científica da reciclabilidade das embalagens plásticas, resultando numa certificação Recyclass. A Logoplaste é o parceiro de inovação, ajudando a implementar a verdadeira circularidade nas embalagens rígidas de plástico”, refere Gerardo Chiaia, CEO da Logoplaste.

"O Bureau Veritas Certification, em parceria com a Logoplaste Innovation Lab, celebra com entusiasmo a participação neste projeto ao lado da Sociedade Ponto Verde. Ao fornecer serviços de certificação de reciclabilidade para embalagens de plástico com o selo de qualidade das Certificações RecyClass, estamos comprometidos em promover a transparência e incentivar práticas sustentáveis. Estamos orgulhosos de contribuir para a economia circular dos plásticos, garantindo a conformidade com as normas europeias e locais, e alinhando-nos com a visão de embalagens reutilizáveis e recicláveis para todos até 2030. Juntos, avançamos na busca pela inovação e excelência na reciclagem, impulsionando uma mudança positiva no setor", refere Patrícia Franganito, Diretora do Bureau Veritas Certification Portugal.