A 10 de março de 2023, a Nestlé assinala 100 anos de presença em Portugal. Foi neste mesmo dia, em 1923, na localidade de Avanca, que o Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) lançou as bases da Nestlé em Portugal, trazendo para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares e que teve como primeiro exemplo a farinha láctea Nestlé. Fiel ao espírito do seu fundador, a Nestlé diz ter continuado a partilhar valor económico, social e ambiental com o país.
Segundo a empresa, em 2022 o volume de negócios da Nestlé Portugal atingiu os 677 milhões de euros, mais 52 milhões de euros em comparação com 2021, representando um crescimento de 8,3%. No resultado do negócio estão também incluídas as exportações, no valor de 125 milhões de euros, que a Nestlé Portugal faz a partir das suas duas fábricas (cerca de 60% do total da produção em Portugal).
Tendo em conta a conjuntura económica e social do país no ano passado, a Nestlé trabalhou em eficiências internas para atenuar a inflação e os aumentos dos preços das matérias-primas, transportes e energia, reduzindo a rentabilidade. Por outro lado, a empresa reforçou os investimentos em inovação, sustentabilidade e empregabilidade. Os investimentos totalizaram 73 milhões de euros, sendo 30 milhões nas operações e 43 milhões no apoio às atividades marketing e de comunicação.
A Nestlé refere manter a liderança no conjunto das categorias onde compete, com uma quota de um terço (33,5%) do total do mercado no canal retalho. “Num ano de grandes desafios, toda a equipa da Nestlé Portugal demonstrou a sua resiliência e capacidade de navegar neste ambiente difícil, entregando, uma vez mais, um ano de crescimento positivo e de criação de valor partilhado. Esta atuação, confirma a nossa estratégia de longo prazo focada na nutrição e na gestão dos recursos naturais, com importantes investimentos em ambas as áreas ao longo da nossa cadeia de valor e dá-nos a confiança de que continuaremos a fazer parte da vida dos Portugueses”, afirmou Anna Lenz, Diretora-Geral da Nestlé Portugal.
Impacto social
Em 2022, com a iniciativa Nestlé Needs Youth, a Nestlé marcou a vida de mais de 430 jovens, quer através de contratações e de oportunidades de estágio, quer através das mais de 40 iniciativas de formação e preparação para a entrada no mercado de trabalho. É o caso do programa de re-skilling PRO-MOV que pretende, até 2025, requalificar um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa.
A Nestlé Portugal tem atualmente 2484 colaboradores, representando 52 nacionalidades e refere ter a Diversidade & Inclusão como um pilar além de se preocupar com o equilíbrio entre géneros com 49% de mulheres e 51% de homens em posições de liderança.
Ainda em 2022 a Nestlé comprou localmente mais de 50% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços, no valor de 140 milhões de euros. Da sua lista de fornecedores fazem parte mais de 900 empresas nacionais.
No âmbito do programa «Nestlé por Crianças mais Saudáveis», de educação alimentar e de sensibilização para estilos de vida mais ativos, a Nestlé esteve presente em 1446 escolas dos ensinos pré-escolar e de primeiro ciclo com conteúdos formativos em nutrição.
As questões do ambiente
Ao longo de 2022, a empresa diz ter atingido resultados importantes como a redução, por tonelada de produto produzido, de 72% no consumo de água, 25% no consumo de energia e 47% nas emissões de gases com efeito de estufa. Fez ainda o alargamento do transporte intermodal, combinando transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, para reduzir 700 toneladas de emissões CO2.
Na transformação do material de embalagem a Nestlé continuou com a adaptação do portefólio e atingiu, em 2022, 95% de embalagens prontas a serem recicladas nos produtos vendidos em Portugal.
O recém remodelado edifício sede da Nestlé Portugal recebeu em 2022 a certificação LEED gold (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Building Design & Construction: Major Renovation. A obtenção desta certificação, pioneira no país na sua categoria, vem reconhecer as melhorias energéticas e de sustentabilidade introduzidas no edifício aquando da sua remodelação total que decorreu entre os anos 2020 e 2021.
A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e em Portugal há 100 anos.
Conheça os principais destaques da história da Nestlé
1867
- Henri Nestlé inventa a formula Farinha Láctea e começa a sua comercialização em Vevey, na Suíça.
1876
- São vendidas as primeiras 800 latas de Farinha Láctea Nestlé, em Portugal.
1905
- A Sociedade Suíça Henri Nestlé obtém o estatuto de fornecedora oficial da Casa Real Portuguesa.
1923
- Em 10 de Março de 1923, Egas Moniz, Rudolf Leipold e outros 48 sócios fundam a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda., - o embrião da Nestlé Portugal - no Lugar de Pensal, em Avanca, terra natal de Egas Moniz. Nasce assim a primeira fábrica de leite em pó em Portugal.
1933
- A Sociedade de Produtos Lácteos obtém o exclusivo da fabricação e venda em Portugal e nos territórios ultramarinos dos produtos sob a marca Nestlé.
1934
- A Sociedade de Produtos Lácteos inicia a fabricação e comercialização em Portugal dos produtos sob as marcas Nestlé, nomeadamente a Farinha Láctea Nestlé.
1935
- Lançamento do Concurso Bebé Nestlé. Tendo como primeiro vencedor Horácio Barata, que viria a ser colaborador da Nestlé durante 45 anos.
1944
- Devido à escassez de leite em quantidade e qualidade necessárias à produção, iniciam-se as campanhas de "Fomento Leiteiro". Os serviços veterinários da Nestlé apoiam os agricultores no desenvolvimento das suas explorações leiteiras.
1958
- Início da fabricação de Nestum em Portugal - o primeiro produto posicionado para o pequeno-almoço. Hoje em dia consomem-se 300 taças de NESTUM por minuto em Portugal.
- Início da comercialização de Nescafé em Portugal, o primeiro café solúvel do mundo e atualmente a maior marca global de café.
1964
- Nasce a icónica marca CERELAC em Portugal com o rebatizar da Farinha Láctea Nestlé. Atualmente, consomem-se 200 taças de CERELAC por minuto em Portugal.
- É lançada no mercado nacional a marca NESQUIK, o nome da marca remete para a forma rápida de preparação desta bebida achocolatada.
1971
- Lançamento do best-seller NESTUM Mel.
- A Nestlé entra no canal HORECA com a constituição da Nestlé Food Services.
1972
- Surge a primeira bebida de cereais com café da Nestlé – MOKAMBO.
1974
- Criação da Sucursal Nestlé na Região Autónoma da Madeira.
- Início da produção de Nescafé na fábrica de Avanca.
1978
- Inauguração do Centro de Distribuição de Avanca, responsável pela expedição de mais de 80% dos produtos fabricados em Portugal e também exportados para mais de 30 países em todo o Mundo.
- Inicio da fabricação de produtos MAGGI em Portugal, a terceira marca mais consumida no mundo.
1984
- Nestlé adquire a marca e a fábrica de chocolates Rajá em Lisboa. Início da produção local de chocolate.
1985
- A Nestlé Portugal entra no mercado dos cafés torrados através da aquisição da empresa TOFA. O Campus Nestlé está hoje situado nos terrenos onde se situava a fábrica e os serviços administrativos da TOFA.
1986
- Criação do novo conceito tecnológico de hidrólise enzimática de cereais, aplicado à produção de cereais infantis.
- Início da fabricação dos cereais de pequeno-almoço na fábrica de Avanca e da sua comercialização em Portugal, com as marcas CHOCAPIC e ESTRELITAS, que ainda hoje fazem parte do pequeno-almoço de muitos portugueses.
1987
- Aquisição das marcas de café SICAL e CASA CHRISTINA, alargando o portefólio de marcas de café torrado. A então fábrica de café SICAL no Porto é hoje um centro de excelência para a produção de café torrado pela Nestlé Portugal.
1988
- Aquisição pelo Grupo e lançamento em Portugal da marca BUITONI.
- Aquisição pelo Grupo e lançamento em Portugal da marca KITKAT, o seu slogan “faça uma pausa com KITKAT” nasce em 1937, mantendo-se até hoje.
- Início da comercialização em Portugal dos alimentos para animais de companhia sob a marca FRISKIES.
1993
- Aquisição da empresa Montarroio e da sua marca BUONDI, uma marca portuguesa com um longo historial de apoio ao desporto, à inclusão e à preservação dos oceanos.
- A Nestlé entra no mercado dos iogurtes e sobremesas lácteas refrigeradas, através da aquisição da Longa Vida.
1994
- A Nestlé Portugal instala-se no novo edifício da Rua Alexandre Herculano, em Linda-a-Velha. Originalmente desenhado para receber 450 pessoas, acolhe hoje mais de 1000, beneficiando das formas de trabalho híbrido.
1999
- Lançamento da iniciativa de educação alimentar nas escolas "Apetece-me", em parceria com o Ministério da Educação. Esta iniciativa conduziu ao que é hoje o programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis”.
2002
- Após a aquisição global da Ralston Purina é criado em Portugal o negócio Nestlé Purina Petcare.
2003
- A Nestlé cria em Portugal a categoria de café em cápsula com o lançamento da marca NESPRESSO.
2007
- Início da comercialização de NESCAFÉ DOLCE GUSTO em Portugal, o primeiro sistema multi-bebidas em cápsula.
2008
- Lançamento em Portugal da iniciativa Petweek. O início do caminho para um edifício totalmente dog friendly, que temos atualmente implementado no Campus Nestlé.
2011
- A área de healthcare nutrition passa a ter gestão pela Nestlé Portugal. Nasce o negócio da Nestlé Health Science.
- Lançamento das cápsulas BUONDI e SICAL compatíveis com o sistema NESCAFÉ DOLCE GUSTO, exclusivas para o consumidor português.
2014
- Lançamento da iniciativa Aliança para a Juventude, em Lisboa, em que a Nestlé convida os seus parceiros de negócio a juntarem-se a si no apoio ao emprego jovem. Inicialmente europeia, esta iniciativa tem hoje dimensão global.
2017
- Criação e instalação do NBS Lisbon no Campus Nestlé, em Linda-a-Velha. Iniciou a sua atividade com apenas 3 pessoas e contará no final do presente ano com 600 pessoas.
- Início da produção de café em grão sob a marca Nescafé, na fábrica do Porto.
2018
- Todo o edifício sede da Nestlé Portugal torna-se dog friendly.
- Através da iniciativa Purina Pets at Work Alliance a Nestlé convidou outras empresas a alargar o benefício de levar os animais de companhia para o trabalho. No conjunto de empresas aderentes, este projeto conta já 3.500 pessoas que podem levar o seu cão para o local de trabalho.
2019
- Início da produção de snacks saudáveis para bebés na Fábrica de Avanca, o primeiro mercado a fabricar este produto que é hoje exportado para mais de 30 países.
- Início da produção de café sob a marca STARBUCKS, na fábrica do Porto. Portugal foi o primeiro mercado a nível mundial a produzir café em grão sob a marca STARBUCKS.
- Lançamento das cápsulas BUONDI compatíveis com o sistema NESPRESSO. Este produto é hoje líder no canal retalho.
- Início da comercialização de produtos à base de proteína vegetal sob a marca GARDEN GOURMET.
- Criação e instalação do Nespresso Global Supply Chain Hub, em Linda-a-Velha.
2021
- A Purina lança Pro Plan LiveClear, o primeiro e único alimento para gato que reduz os alergénios no e pelo e pele do gato.
- Lançamento da iniciativa “Juntos pelas Abelhas”. Através desta iniciativa a Nestlé, através da sua marca NESTUM, atingirá, no final de 2023, um total de 1000 colmeias oferecidas aos apicultores de todo o país.
- A Nestlé lança o conceito “Generation-Regeneration” para apoiar e acelerar a transição para um sistema alimentar regenerativo.
- Inauguração do novo Campus Nestlé, o primeiro edifício remodelado em Portugal a receber a certificação LEED Gold V4.
2022
- Lançamento novo sistema Vertuo da Nespresso, que utiliza a leitura de códigos de barras e um sistema de extração patenteado para a preparação do café.