A Check Point Software Technologies anunciou o lançamento do Harmony SASE MCP Server, uma solução que integra inteligência artificial na gestão de ambientes SASE.
Tal permite às equipas de segurança obter respostas rápidas em linguagem natural sobre redes, gateways, regiões e aplicações.
O novo servidor funciona como ponte entre ferramentas de IA (como Claude, Cursor ou GitHub Copilot) e o ecossistema Harmony SASE, oferecendo consultas em tempo real e em modo apenas leitura. Isto garante visibilidade, sem comprometer configurações críticas ou expor credenciais sensíveis.
“Com o Harmony SASE MCP, estamos a simplificar a forma como as organizações interagem com os seus ambientes de rede. Qualquer membro da equipa – do arquiteto sénior ao analista júnior – pode obter os mesmos dados críticos através de simples perguntas em linguagem natural”, sublinha Ian Paul, autor do projeto e responsável da Check Point.
Ao integrar IA no fluxo de trabalho, o Harmony SASE MCP liberta os profissionais para tarefas de análise e mitigação, em vez de recolha manual de dados.