A Markem-Imaje acaba de lançar a MB2253, uma tinta preta à base de MEK, especialmente desenvolvida para responder às exigências do mercado das bebidas.
Segundo a fabricante, a MB2253 oferece aderência e códigos duráveis em diferentes tipos de substrato utilizados nas embalagens de bebidas, desde plásticos e metais, até vidro e garrafas de vidro retornáveis. A sua resistência a ambientes extremos, como condensação gelada e imersão em água, torna-a ideal para os diversos contextos de acondicionamento e transporte neste setor.
Um dos principais atributos desta tinta é a sua notável solubilidade alcalina, aliada à resistência à água, o que a torna compatível com o ciclo de vida das garrafas reutilizáveis.
A MB2253 foi desenvolvida em conformidade com as legislações que regulam o contacto indireto com alimentos, oferecendo garantias adicionais aos fabricantes. A sua produção decorre numa fábrica certificada com o grau A da norma BRC Global Standard, seguindo as orientações da EuPIA para tintas aplicadas na superfície não alimentar de embalagens de alimentos.
Todos os materiais usados na formulação da MB2253 cumprem os seguintes regulamentos: a Ordenança Suíça 817.023.21, relativa a materiais e objetos destinados ao contacto com alimentos (versão 2.1, dezembro de 2020) e o FDA Título 21 CFR, do Código de Regulamentos Federais dos EUA, sobre aditivos alimentares “indiretos”.
Compatível com várias impressoras de jato de tinta contínuo da marca, incluindo os modelos 9750, 9750+, 9750 Xp, 9750 Xp+ e 9712, a nova tinta MB2253 já está disponível.