A Domino lançou um novo codificador a jato de tinta monocromático, o K300.
"A mudança da indústria para os códigos 2D no ponto de venda levou a um aumento da procura de impressão de dados variáveis, tendo muitas marcas tentado incorporar códigos 2D complexos, como os códigos QR potenciados pela GS1, nos seus designs de embalagens e etiquetas", explica Alex Mountis, Gestor de Produto Sénior da Domino. "Os conversores de embalagens e etiquetas precisam de uma solução de impressão digital versátil, fiável e compacta para responder a estas exigências do mercado em evolução. Desenvolvemos o K300 considerando estas oportunidades de impressão de dados variáveis e códigos 2D."
O codificador a jato de tinta monocromático K300 pode ser incorporado em linhas de impressão analógicas para personalizar etiquetas impressas com dados variáveis, tais como datas de validade, códigos de lote, números serializados e códigos 2D. O tamanho compacto da cabeça de impressão de alta resolução de 600 dpi (2,1"/54 mm) oferece uma maior flexibilidade no que diz respeito ao posicionamento na linha, incluindo a oportunidade de combinar duas estações de impressão em toda a largura da fita para permitir a impressão de dois códigos independentes.
"O K300 proporciona novas oportunidades aos conversores. Permite-lhes apoiar os clientes das suas marcas com códigos 2D de dados variáveis que viabilizam a rastreabilidade da cadeia de abastecimento, o combate à contrafação e campanhas de envolvimento com os consumidores", acrescenta Mountis. "Este codificador versátil também pode imprimir dados variáveis em etiquetas, embalagens de cartão e embalagens planas como parte de um processo de personalização final em linha ou quase em linha numa instalação de produção, reduzindo os custos de inventário e o desperdício."
Funcionando a altas velocidades até 250 m/820' por minuto, o codificador foi concebido para corresponder às velocidades da impressão flexográfica. Desta forma, não é necessário abrandar a linha para acrescentar dados variáveis. A tecnologia de disponibilização de tinta, incluindo a recirculação automática de tinta e a desgaseificação, ajuda a garantir o desempenho consistente e promete reduzir o tempo de inatividade resultante da manutenção.