A Xeikon e a KURZ anunciaram a introdução de novas capacidades de metalização. Com base na tecnologia de toner Xeikon TITON, a solução integra a tecnologia KURZ DIGITAL METAL com a impressora digital Xeikon TX500 para a produção de etiquetas premium.

O método exclusivo de embelezamento numa só etapa promete ser uma alternativa versátil e de baixo custo ao tradicional hot foiling.

A solução destina-se a quem produz para os mercados de vinhos e destilados de alta qualidade. Sem restrições de tiragens ou designs, a tecnologia promete ser flexível e económica para a criação de apelo no linear.

Apresentando as mesmas vantagens da impressão digital, também permite novas oportunidades, como o foiling variável, que pode ser utilizado para etiquetas personalizadas de consumo, elementos de segurança variáveis ou embalagens em papel com metalização.

«As gráficas procuram sempre melhores maneiras de agregar valor às etiquetas que produzem para os seus clientes. Enquanto isso, as marcas procuram maximizar o destaque nas prateleiras com designs brilhantes. Também querem chegar ao mercado mais rápido e com menor custo», afirma Jeroen Van Bauwel, Diretor de Design de Soluções da Xeikon.

XEI Kurz Wine label

O método de metalização digital não requer etapas adicionais no processo na pré-impressão ou durante a fase de conversão. Ao contrário das técnicas tradicionais de estampagem a quente e a frio, não há necessidade de ferramentas de estampagem. Também elimina desperdício de tempo e materiais relacionados ao registro de impressão. O processo pode ser aplicado a uma ampla variedade de substratos, incluindo papéis não revestidos, e a metalização semitransparente também é uma opção.

A solução é possível graças aos novos toners TITON, que são altamente resistentes ao calor. Após a impressão CMYK, a Xeikon TX500 aplica um toner de transferência nas áreas de metalização antes que a folha prossiga para o módulo KURZ. O método é preciso e eficiente, utilizando o arquivo de impressão para metalização, portanto não há requisitos adicionais do operador da máquina.

Com a liberdade da impressão digital, incluindo tiragens de apenas uma etiqueta, o processo de metalização digital pode ser utilizado para adicionar tanto áreas sólidas quanto pequenos detalhes (em positivo e negativo) em resolução de 1200 dpi, em qualquer parte do design. Cada etiqueta pode ser diferente com elementos variáveis de impressão e metalização combinados entre si.

Com estreia na Labelexpo Europe de 11 a 14 de setembro de 2023, a solução de metalização digital da Xeikon pode ser vista ao vivo na Automation Arena no Hall 11, onde a impressora Xeikon TX500 com novos toners TITON funcionará em linha com a KURZ DIGITAL METAL. Os visitantes também poderão ver amostras impressas no stand nº 5C29 da Xeikon e nos stands 4B61 e 4C61.