A Canon reforçou a linha de negócio de videovigilância IP e conta com soluções específicas de análise de imagem pensadas para otimizar os fluxos logísticos.

Canon Seguranca

A tecnologia permite controlar em tempo real as atividades das instalações, como por exemplo a entrada e saída de todos os veículos, bem como o tempo que passam no local. Para além disso, esta solução permite: associar a matrícula de um camião a uma balança para medir automaticamente os tempos de carga e descarga e o seu peso; enviar os camiões diretamente para o cais que lhes corresponde; ou automatizar a gestão dos acessos, para que as barreiras sejam levantadas automaticamente, mantendo-se o controlo e agilizando-se os processos.

"Com a abrangência das nossas soluções de videovigilância pretendemos oferecer uma visão mais ampla aos clientes e ajudá-los a aumentar a sua segurança. Queremos reforçar a nossa posição enquanto parceiro de confiança para empresas em todos os setores, dando resposta às suas exigências mais específicas", afirmou Joaquim Pimenta, Sales Director da Canon Portugal.

Outra aplicação é a otimização da cadeia de abastecimento. Através da imagem, as empresas podem ter controlo total sobre todas as fases, controlando a rastreabilidade dos bens ou matérias-primas, detetar manipulação não planeada e prever possíveis anomalias que afetem a qualidade dos produtos.

A multinacional refere ainda que a videovigilância IP pode ajudar a prevenir acidentes de trabalho, detetando a utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como a colocação de capacetes, máscaras, ou outros equipamentos. Pode ainda identificar quedas, tropeções, colisões e outros.

Em meados de 2014, a Canon Europa adquiriu a Milestone Systems, empresa dinamarquesa especializada em gestão de vídeo sobre plataformas abertas, para reforçar a sua divisão de negócio de videovigilância. Um ano mais tarde, em 2015, adquiriu a Axis Communications, empresa sueca de segurança especializada em soluções de videovigilância e líder na venda de câmaras de vigilância IP. Finalmente, em 2018, a Canon Inc. adquiriu a empresa israelita BriefCam, especializada na comercialização de software de análise de conteúdo de vídeo (VCA, na sua sigla em inglês).