A Tesco lançou o primeiro rolo de papel de alumínio sem o tubo de cartão. O lançamento que chegou ao mercado do Reino Unido, visa evitar a produção de 12,5 milhões de rolos de cartão. Isso é possível graças ao investimento numa máquina de laminação.

A medida, tomada pela Tesco como parte de compromisso de reduzir embalagens desnecessárias, irá eliminar 330 toneladas de cartão por ano. O Diretor Técnico da Tesco, Bronwen Williams, que esteve envolvido no projeto, disse: «A nova máquina revolucionou a produção de folha de alumínio, evitando que centenas de toneladas de cartão sejam fabricadas desnecessariamente. Estamos continuamente à procuta de formas de reduzir as embalagens para ajudar o meio ambiente e esperamos, depois de começar com a nossa linha de papel alumínio de cozinha, aplicar a nova medida ao resto do portefólio."

O novo produto sem núcleo de cartão foi possível graças a uma nova máquina que permite enrolar a folha de alumínio em torno de um fuso com saída de ar. Ao bombear ar para a abertura, a folha de alumínio é libertada suavemente.

Há dois anos, a Tesco lançou rolos de papel higiénico com o dobro da quantidade de papel, numa medida que eliminou cerca de 70 toneladas de embalagens de plástico por ano.