A Henkel começou a relançar o seu portfólio de colagem e vedação com uma embalagem que utiliza até 95% de plástico reciclado feito de material reciclado pós-consumo (PCR).

A medida faz parte das metas estabelecidas para 2025, que, entre outras, incluem total reciclabilidade e reutilização, bem como uma redução total de plásticos virgens nas suas próprias embalagens de produtos em 50%.

«A sustentabilidade é parte integrante da nossa estratégia e o novo conceito de embalagem para o nosso portfólio de colagem e vedação é outra forte prova da execução das nossas ambiciosas metas de embalagem – sem qualquer comprometimento no desempenho dos nossos produtos», explicou Baptiste Chieze, Diretor de Marketing , Digital e E-Commerce para Adesivos de Consumo na Henkel Adhesive Technologies. «Este é um passo importante para reduzir ainda mais o uso de plástico virgem e aumentar a circularidade dos resíduos plásticos através da utilização de PCRs. Iniciámos o relançamento com um portefólio selecionado na Europa Central e em França já em 2022 e iremos continuar a implementar os novos cartuchos feitos de plásticos reciclados numa grande parte do nosso portefólio noutros países europeus, passo a passo, até ao final de 2024.»

recyled cartridges pattex High

Os produtos comercializados sob marcas como Pattex, Rubson, Sista, Ceresit e Unibond incluem uma ampla variedade de adesivos e selantes para construção. Dependendo do portfólio de produtos, os novos cartuchos consistem em no mínimo 80% e até 95% de plástico reciclado feito de PCR. A Henkel iniciou a iniciativa com o relançamento dos seus Adesivos Fix Construction na Europa Central já em junho de 2022 e lança continuamente o novo conceito de embalagem entre outras gamas de produtos em toda a Europa, passo a passo, até ao final de 2024.

O novo conceito de embalagem já foi reconhecido com um prémio de inovação em França. O novo cartucho reciclado do produto Pattex No More Nails recebeu o reconhecimento como ‘Produto do Ano 2023’ pela Poyfrance. A avaliação do prémio baseia-se num estudo de perceção com 15.000 consumidores e um mínimo de 500 utilizadores do produto. Um júri de especialistas valida a perceção com base em critérios-chave como inovação percebida, atratividade, intenção de compra e testes de uso. Por fim, o prémio foi concedido pela eficácia do produto aliada a uma embalagem mais responsável.

Em colaboração com a Chile Global Ventures, o braço de capital de risco da Fundación Chile, a empresa anunciou um convite à inovação para soluções tecnológicas que permitam a reciclagem ou reutilização dos milhões de cartuchos de silicone para aplicações de adesivos e selantes comercializados anualmente em todo o mundo. A empresa CRDC Global Limited (CRDC) foi nomeada vencedora da chamada iniciativa ‘Seal the Cycle’. A Henkel está agora em parceria com a CRDC para a adaptação da tecnologia com foco na eliminação de resíduos plásticos causados pelos cartuchos.