Mesmo no início de uma das semanas mais relevantes para o comércio eletrónico, a propósito da Black Friday, a Amazon anunciou que 100% das suas embalagens a circular na Europa – as caixas, sacos e envelopes– são recicláveis.

A medida abrange tanto os itens vendidos pela Amazon, bem como os dos parceiros que usam o Fulfillment by Amazon (FBA).

Os clientes vão receber as encomendas em sacos de papel, envelopes de cartão e caixas de cartão canelado, todos recicláveis na reciclagem doméstica em toda a Europa. No ano passado, a Amazon diz que também aumentou o número de produtos enviados sem qualquer embalagem adicional da Amazon em mais de 50% na Europa.

Com estas iniciativas combinadas, a empresa estima ter evitado a utilização de mais de 1 bilião de sacos de plástico da sua rede de distribuição europeia desde 2019. A Amazon está também a trabalhar com fornecedores para aumentar o número de produtos entregues em embalagens fáceis de abrir, feitas de cartão e papel, recicláveis e prontas para serem enviadas sem um saco ou caixa adicional da Amazon. Os produtos são enviados com apenas uma etiqueta de endereço adicionada.

Quando as embalagens ainda são necessárias, a empresa pretende usar embalagens mais leves e de tamanho adequado para reduzir o desperdício e o carbono, garantindo que os produtos cheguem com segurança.

«Continuaremos a investir em tecnologia inovadora, aprendizado de máquina e materiais mais sustentáveis para garantir que as embalagens – sejam usadas por nós ou por outras empresas – sejam boas para os clientes, as comunidades e o planeta», disse Pat Lindner, Vice-Presidente de Mecatrónica e Embalagens Sustentáveis da Amazon.

Além de testar envelopes acolchoados feitos apenas com papel e sacos de entrega reutilizáveis em toda a Europa, a Amazon está a implementar incentivos para que os parceiros reduzam as embalagens em toda a sua cadeia de valor. Nos últimos cinco anos, a Amazon recorreu a algoritmos que reduziram o uso de caixas em mais de 35%. A Amazon também usa algoritmos para ajudar os centros de atendimento a manter a combinação certa de tamanhos de caixas e a reduzir embalagens para remessas com vários itens.

A empresa também é cofundadora e primeira signatária do The Climate Pledge, um compromisso para alcançar carbono líquido zero até 2040. Pretende alcançar a utilização de 100% de energia renovável nas operações até 2025 e já tem mais de 9000 veículos elétricos na frota global de entregas.