A Vaxxas, uma empresa de biotecnologia em estágio clínico que comercializa uma nova tecnologia de plataforma de vacinação, abriu a sua primeira fábrica em Brisbane, Queensland.

O Vaxxas Biomedical Facility, construído em 5500 metros quadrados, é a sede global da empresa e apoiará a ampliação das operações para produzir vacinas HD-MAP para futuros ensaios clínicos em estágio avançado e para os primeiros produtos comerciais. O Governo de Queensland forneceu financiamento e apoio operacional à Vaxxas no desenvolvimento da instalação.

A plataforma de tecnologia proprietária HD-MAP da Vaxxas tem o potencial de melhorar a vacinação, criando produtos de vacina que são fáceis de usar (potencialmente permitindo a autoadministração) e podem ser estáveis à temperatura ambiente, reduzindo as complexidades e os custos associados à distribuição refrigerada necessária para muitas vacinas.

vaxxas dispositivo© Vaxxas

Contudo, a tecnologia HD-MAP da Vaxxas está sob investigação e disponível apenas para usos experimentais. Como tal, a Vaxxas não afirma que as vacinas são fiáveis, duráveis, seguras ou eficazes, e não afirma que é superior a qualquer outra vacina ou tecnologia de entrega de vacinas.

O CEO da Vaxxas, David Hoey, disse: «A Vaxxas Biomedical Facility representa um capítulo novo e emocionante para a nossa empresa, pois é fundamental para a nossa próxima fase de crescimento. Com o apoio do Estado de Queensland e dos Governos Federais Australianos, a Vaxxas Biomedical Facility posicionará firmemente a Austrália na vanguarda da inovação tecnológica de vacinas. O local aumentará significativamente nossa capacidade de fabricação, criando empregos locais e qualificados, ao mesmo tempo em que permitirá que a Vaxxas avance em testes clínicos em estágio final que levarão os nossos primeiros produtos comerciais de vacinas ao mercado".

A Vaxxas emprega atualmente 130 pessoas em Queensland e planeia um aumento para 200 funcionários nos próximos três a cinco anos. A nova fábrica permitirá que as equipas de pesquisa e desenvolvimento trabalhem lado a lado com as equipas de produção, para expandir a pesquisa e desenvolvimento existente e simplificar a tradução da pesquisa para a comercialização final.

Sobre a tecnologia HD-MAP

A HD-MAP utiliza um conjunto de projeções de ultra-alta densidade – invisíveis a olho nu – aplicadas na pele como um adesivo dentro de um pequeno dispositivo aplicador. Quando aplicado na pele, o adesivo administra a vacina às células imunitárias imediatamente abaixo da superfície da pele. A abordagem pode aumentar a eficiência e eficácia das respostas imunitárias resultantes das vacinas, diz a fabricante.

A Vaxxas usa tecnologia proprietária de revestimento seco para aplicar uma vacina ativa e estável nas projeções, o que oferece o potencial de eliminar a necessidade de refrigeração da vacina durante o armazenamento e o transporte – reduzindo a carga de recursos e logística de manter a cadeia refrigerada. A facilidade de utilização do HD-MAP poderia permitir uma administração simplificada, potencialmente abrangendo a autoadministração.

A Vaxxas tem seis programas clínicos em curso com várias vacinas e parceiros. Entre estes programas, a Vaxxas HD-MAP está atualmente a ser avaliada em ensaios clínicos humanos de Fase I para Covid-19 e gripe sazonal. Além disso, a Vaxxas está a preparar-se para a avaliação clínica de uma vacina contra a pandemia de gripe ao abrigo de um contrato com a United States Biomedical Advanced Research and Development Authority (BARDA).