A Lidl anunciou a intenção de eliminar os microplásticos dos produtos de cosmética e higiene pessoal da sua marca própria até ao final de 2021.

 O Lidl assume o compromisso desde que a eliminação dos polímeros sintéticos não resulte em nenhuma limitação significativa no desempenho e/ou na segurança do produto, estando por isso a trabalhar com os respetivos fornecedores.

Microplasticos

Esta medida refere-se concretamente às partículas de plástico com efeito abrasivo (“microbeads”) com dimensão inferior a cinco milímetros, sendo que para o efeito, são considerados atualmente os seguintes materiais: poliamida (PA), polietileno (PE), polietileno tereftalato (PET), poliéster (PES), poliimida (PI), polipropileno (PP) e poliuretano (PUR).

Por exemplo, nos produtos esfoliantes da marca própria Lidl, os microplásticos sólidos à base de polietileno (PE) e polipropileno (PP), foram já substituídos por partículas de pedra-pomes (perlita) ou por partículas de bambu (Bambusa Arundinacea Stem Powder).

O Lidl encontra-se já à procura de um substituto adequado para os restantes polímeros sintéticos, como o polimetilmetacrilato (PMMA) e o politetrafluoretileno (PTFE) – que são ainda usados nas formulações base como substâncias texturizantes – e copolímeros de estireno/acrilatos, usados em vários produtos como opacificantes.

No entanto, as substâncias alternativas devem ser primeiro analisadas e avaliadas, relativamente a vários fatores complexos, como a segurança, a compatibilidade ambiental, a eficácia e a exequibilidade tecnológica.

O Lidl já tem, no entanto, uma seleção de produtos de marca própria em diversas campanhas, que se encontram identificados com o selo NATRUE, uma certificação para cosméticos naturais e orgânicos, onde está interdita a utilização de ingredientes à base de óleo mineral e de microplásticos.

Há 25 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 7000 colaboradores, distribuídos por mais de 259 lojas, de norte a sul do país, e quatro direções regionais e entrepostos, para além da sede: Famalicão (Norte), Torres Novas (Oeste), Sintra (Centro) e Palmela (Sul). Pertencente ao grupo alemão Schwarz, o Lidl tem representação em 32 países e conta com cerca de 10.800 lojas e mais de 160 centros de distribuição em 29 países.