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No Tetra Pak Index, um estudo global que a marca realizou com a Ipsos, a segurança alimentar surge como uma das principais preocupações para a sociedade. A COVID-19 e a preocupação com o meio ambiente são os outros temas em destaque.

De acordo com a 13.ª edição do estudo, a preocupação com a segurança alimentar e o futuro do fornecimento alimentar aumentou 10%, situando-se agora nos 40%, em comparação com os 30% registados em 2019.

TP Index 2020

Além disso, mais de 50% dos consumidores não só acreditam que a responsabilidade de melhorar a segurança alimentar cabe aos fabricantes, sendo a segurança alimentar o principal problema a resolver de forma mais urgente.

Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, afirma: “a indústria precisa de enfrentar este crescente dilema do equilíbrio entre a segurança alimentar e o ambiente, tendo como objetivo a satisfação da necessidade humana da alimentação, como também a proteção do ecossistema do nosso planeta. É aqui que as embalagens alimentares podem desempenhar um papel importante e trazer harmonia.”

De acordo com a investigação, a saúde está interligada com questões de segurança e higiene alimentar: dois terços dos consumidores afirmam que ser saudável é estar seguro, e 60% dos consumidores manifestam a sua preocupação com a higiene e a segurança dos alimentos que adquirem.

Quando questionados sobre que característica valorizam numa embalagem, os consumidores indicam que garantir a segurança alimentar é essencial. Os consumidores expressam também preocupações sobre as inovações ambientais nas embalagens e o impacto que estas têm na segurança alimentar, apesar de a maioria dos inquiridos indicar que o “uso de embalagens sustentáveis” seja um dos pontos fundamentais em que as marcas de bebida e comida se têm que focar – no presente e no futuro.

Dan Esty, Professor Hillhouse na Universidade de Yale, comenta: "Com o aumento da população mundial a implicar um aumento do consumo alimentar em mais de 70% até 2050, e numa altura em que as questões relacionadas com a biodiversidade, as alterações climáticas e a segurança alimentar são cada vez mais importantes, a necessidade de mudança é urgente”.

O Tetra Pak Index 2020 destaca também o aumento da importância dada ao desperdício alimentar: é indicado como uma preocupação por mais de três quartos dos inquiridos. O impacto da COVID-19 nas cadeias de distribuição acelerou a consciencialização sobre o desperdício alimentar, tornando-se uma questão urgente.

Os consumidores afirmam que a redução do desperdício alimentar é a principal problemática ambiental em que os próprios têm influência, e para os fabricantes é uma das três principais prioridades.

Os rótulos confusos são identificados como uma barreira, o que representa uma oportunidade para as marcas melhorarem a sua comunicação.