O fundo de capital de risco da Pernod Ricard, Convivialité Ventures, assumiu uma participação minoritária na ecoSPIRITS, uma startup de tecnologia de economia circular com foco em sistemas de distribuição de baixo carbono e baixo desperdício para a indústria premium de vinhos e destilados.
A Pernod Ricard juntou-se a um financiamento Série A de 10 milhões de dólares da ecoSPIRITS, juntamente com o fundo de investimento em economia circular, Closed Loop Partners, com sede em Nova York, e os principais investidores, incluindo a Proterra Asia e a Wavemaker Partners.
O sistema de distribuição de circuito fechado da ecoSPIRITS oferece uma vantagem de custo e reduz drasticamente o desperdício e as emissões de carbono, evitando a produção e o transporte de garrafas de vidro e outras embalagens secundárias, diz a empresa.
Em março de 2022, a Pernod Ricard foi uma das primeiras empresas globais de bebidas a fazer parceria com a ecoSPIRITS para a distribuição de algumas de suas marcas premium em Hong Kong e Singapura. A vodca Absolut, o gim Beefeater e o rum Havana Club são transportados a granel e entregues num recipiente de vidro de 4,5 litros totalmente reutilizável, reduzindo o desperdício e as emissões de carbono resultantes da produção e transporte de garrafas e outras embalagens secundárias, diz a fabricante.
O novo financiamento será usado para acelerar a pesquisa e desenvolvimento, através de desenvolvimento de hardware, software e Internet das Coisas (IoT), e para expandir as operações nos principais mercados. O investimento ocorre quando a Pernod Ricard está a expandir a parceria com a ecoSPIRITS para mercados fora da Ásia.
Fundada em 2018, a ecoSPIRITS é uma empresa de tecnologia que desenvolveu a primeira tecnologia de distribuição de baixo carbono e baixo desperdício do mundo para a indústria de destilados premium.
A tecnologia de circuito fechado ecoSPIRITS, com patente pendente, está ativa em 25 países em todo o mundo, incluindo muitos dos maiores mercados consumidores do mundo. Mais de 1500 bares, restaurantes e hotéis adotaram a tecnologia, incluindo restaurantes com estrelas Michelin, os 50 melhores bares e hotéis icônicos do mundo e os 50 melhores da Ásia.