A Avery Dennison anunciou o lançamento da primeira etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID) a receber o reconhecimento APR Design® for Recyclability da Association of Plastic Recyclers (APR), confirmando a sua compatibilidade com o fluxo de reciclagem de PET na América do Norte.

O desenvolvimento combina a tecnologia adesiva CleanFlake™, know-how em ciência de materiais e experiência em RFID para criar uma etiqueta que se separa de forma limpa do PET durante a reciclagem mecânica, reduzindo a contaminação.

O PET, amplamente usado em garrafas, embalagens alimentares, cosméticos e produtos domésticos, é um dos plásticos mais reciclados a nível global. Contudo, etiquetas e adesivos incompatíveis comprometem a qualidade do material recuperado. Ao adotar soluções como esta, é possível melhorar as taxas de recuperação, aumentar a eficiência do processo e prolongar a vida útil do PET.

“A tecnologia RFID é essencial para a gestão eficaz e sustentável das cadeias de abastecimento modernas, apoiando as marcas com maior visibilidade de inventário, rastreabilidade e prevenção de perdas. O reconhecimento da APR é um passo fundamental para avançar na embalagem circular e apoiar a transição global para o uso sustentável de materiais”, afirma Pascale Wautelet, vice-presidente global de I&D e Sustentabilidade da Avery Dennison Materials Group.

“Garantir que as embalagens são compatíveis com a infraestrutura de reciclagem é fundamental. Ao aumentar a reciclabilidade, as marcas não só reduzem resíduos e cumprem metas de sustentabilidade, como também contribuem para uma economia mais circular”, acrescenta Steve Alexander, presidente e CEO da APR.

A empresa também está a trabalhar com certificadores independentes para expandir a certificação de reciclagem de PET para outros mercados internacionais.