A Fedrigoni Special Papers marca presença na Packaging Première, que decorre de 13 a 15 de maio, em Milão, com duas grandes novidades.

A coleção Fedrigoni Selection – Shopping Bags é uma seleção dedicada de papéis de alta qualidade para sacos de compras de luxo, e o novo papel Terrae, que foi desenvolvido com fibras recicladas e pigmentos minerais de origem natural.

Pela primeira vez reunida num único catálogo, a Fedrigoni Selection – Shopping Bags oferece uma seleção abrangente de papéis com desempenho técnico e estético excecional, agrupados em seis famílias:

  • Smooth – papéis de superfície lisa, em tons vivos e luminosos
  • Reflective Shimmer – acabamentos brilhantes e nacarados
  • Circular – opções com conteúdo reciclado
  • Textured Colour – papéis texturados, com relevos ou marcas de feltro, disponíveis em diversas cores
  • Full Blacks – uma gama de pretos profundos, ideal para projetos premium
  • Essential White – papéis brancos com características mecânicas específicas para aplicações técnicas

A pensar na personalização, esta ferramenta abre caminho a soluções Bespoke, permitindo a criação de papéis à medida das marcas: resistentes a manchas, riscos ou impressões digitais, com tonalidades personalizadas, reforçando a identidade visual e o impacto de cada projeto.

Terrae: um novo papel cru e sustentável

Outra estreia em destaque é o novo Terrae, um papel não revestido, com um toque natural e aparência orgânica, agora integrado na linha Materia Viva. Feito a partir de fibras recicladas e pigmentos minerais naturais, o Terrae está disponível em três gramagens (110, 210 e 350 g/m²) e em três tons terrosos: Light Umber, Desert Sand e Iron Grey.

Tintoretto Gesso Re-Play: a reinvenção do autocolante ecológico

A Fedrigoni Self-Adhesives leva também a Milão o Tintoretto Gesso Re-Play, que combina a icónica textura felt-marked do papel Tintoretto com a linha Re-Play. Esta inovação reutiliza o liner (suporte siliconado dos materiais autoadesivos), tradicionalmente descartado ou reciclado de forma limitada.

Através de um processo desenvolvido pelo Grupo Fedrigoni, o glassine liner é transformado, em conjunto com pasta de papel recuperada, num novo suporte de elevada qualidade – sem necessidade de desentintagem agressiva e com uma poupança significativa de matéria-prima.

Com 15% de vidro reciclado (glassine) e uma combinação exclusiva de fibras virgens e recicladas ECF, o Tintoretto Gesso Re-Play alia desempenho técnico a um impacto ambiental reduzido, posicionando-se como uma escolha sustentável para etiquetas.

A Fedrigoni estará a expor nos stands E67-E71-D72-D68 na Allianz MiCo, em Milão, de 13 a 15 de maio.