A Syensqo concluiu um projeto de reciclagem de embalagens alimentares multicamadas com PVDC.
Os testes demonstraram que estruturas de embalagem contendo Ixan® (policloreto de vinilideno – PVDC) podem ser recicladas mecanicamente dentro do fluxo de resíduos de polietileno (PE), possibilitando a reutilização em novas aplicações sem necessidade de estabilizadores adicionais. Os ensaios foram conduzidos pela CSI, entidade especializada em testes e certificação para ambientes controlados, pertencente ao grupo IMQ.
Segundo Federico Baruffi, Global Marketing Manager Packaging da Syensqo, “a reciclabilidade é hoje o principal requisito para embalagens alimentares. Os filmes multicamadas possuem propriedades essenciais, pois reduzem o desperdício alimentar. No entanto, devido à sua composição complexa, sempre foram considerados difíceis de reciclar mecanicamente, o método mais comum na indústria. Os nossos testes provaram que as estruturas com Ixan® PVDC são totalmente compatíveis com a reciclagem mecânica do PE, permitindo que embalagens usadas tenham uma segunda vida em outras aplicações.”
O PVDC é reconhecido como um dos melhores materiais de barreira ao oxigénio e vapor de água em embalagens alimentares. Os testes foram realizados em estruturas multicamadas PE/EVA/Ixan®/EVA/PE, utilizadas principalmente para embalagens de carne de alta barreira. A sua influência no processo de reciclagem foi comparada a uma amostra de referência de resíduos reais de embalagens flexíveis.
Os ensaios seguiram a norma EN 13430, que define os requisitos para a reciclagem de materiais de embalagem na Europa. As estruturas testadas passaram por todas as fases do processo – trituração, lavagem/secagem, extrusão, peletização e moldagem por injeção a 220°C – sem apresentar problemas críticos.
O projeto provou que embalagens multicamadas com PVDC podem ser recicladas mecanicamente no mesmo fluxo de resíduos de PE, possibilitando a reutilização do material em produtos como vasos de flores, paletes e bancos.
A inovação é um passo significativo para alcançar as metas europeias de aumento da taxa de reciclagem de embalagens plásticas, promovendo uma gestão de materiais mais eficiente.