A indústria de embalagens está comprometida com a economia circular, diz a organização da Hispack, a feira de embalagens de Espanha, que encerrou na semana passada na Fira de Barcelona com mais de 26 000 participantes, 11% deles internacionais.
A feira recebeu 8% mais visitantes do que na última edição realizada em 2022, quando registrou 24.287 participantes, sem contar os que compareceram à feira da indústria gráfica, a Graphispag, que aconteceu simultaneamente. Na 19ª edição, a Hispack reuniu um total de 819 expositores de 28 países.
Jordi Bernabeu, presidente da organização da Hispack, avaliou positivamente a feira “que atraiu visitantes com poder de decisão graças a uma poderosa oferta comercial representativa de todo o ciclo de vida da embalagem e a um programa de atividades que promoveu a interação e debate no setor num momento de transformação como o atual”. Bernabeu destacou também o objetivo de crescimento internacional, atraindo visitantes e compradores de mercados de interesse para as exportações da indústria de embalagens.
Xavier Pascual, diretor da Hispack, destacou “o caráter generalista da feira como um dos seus pontos fortes na hora de reunir profissionais de diferentes indústrias, bem como o seu papel em facilitar a permeabilidade da inovação e do conhecimento cruzado sobre embalagem entre vários setores”.
O Ministro da Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu, visitou a Hispack na última sexta-feira para ver em primeira mão as inovações de sustentabilidade apresentadas pelos expositores. Hereu destacou “o magnífico termómetro do clima industrial que a feira representa, porque se a indústria da embalagem vai bem, significa que outras indústrias utilizadoras estão a aumentar a sua procura”.
A próxima edição do Hispack acontecerá de 4 a 7 de maio de 2027. Veja, abaixo, o vídeo com os testemunhos de algumas das empresas com representantes portugueses na feira.