O Grupo Garland deu mais um passo na consolidação da sua estratégia de sustentabilidade, ao estender a certificação ambiental ISO 14001 a três centros logísticos: Gaia 1, Gaia 2 e Aveiro 1.
Com esta atualização, a empresa passa a contar com cinco plataformas logísticas certificadas segundo este referencial internacional. A certificação resulta de uma auditoria combinada aos Sistemas de Gestão Integrados, que avaliou simultaneamente os requisitos das normas ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiente). Esta abordagem conjunta permitiu à Garland otimizar os seus recursos e demonstrar a maturidade dos processos implementados.
“A integração das auditorias trouxe ganhos operacionais e estratégicos significativos, permitindo otimizar recursos, reduzir custos e consolidar uma cultura organizacional focada na sustentabilidade,” afirmou Hugo Caraslindas, Diretor de Infraestruturas, Sustentabilidade e Operações do Grupo Garland.
“Esta conquista demonstra o esforço coletivo da Garland em evoluir continuamente, alinhando a nossa operação com os mais exigentes padrões internacionais de qualidade e ambiente. É um passo importante para os nossos objetivos ambientais de médio e longo prazo e reforça o nosso compromisso com clientes e parceiros que valorizam práticas logísticas sustentáveis.”
A Garland já detinha a certificação IFS Logistics, que atesta o cumprimento de elevados padrões de segurança e qualidade no armazenamento e transporte de produtos alimentares, e foi também distinguida com a certificação “Coração Verde” da LIPOR, pela implementação de boas práticas ambientais.
Entre as várias iniciativas de sustentabilidade em curso, destaca-se a Floresta Garland, criada em parceria com a plataforma Tree-Nation, que permite compensar emissões através da plantação de árvores. Nos centros logísticos, os resultados do programa interno de reciclagem já evidenciam melhorias significativas, como a redução do consumo de energia e água, menor produção de resíduos, diminuição das emissões de CO₂ e a promoção da economia circular, com a reutilização de materiais como papel siliconado e cintas de PP e PET.