A Linde Material Handling (MH) apresentou empilhadores pedonais compactos, o Linde L10  e L16 B.

Com capacidades de carga entre 1,0 e 1,6 toneladas e alturas de elevação até 5,47 metros, estes modelos foram concebidos para tarefas em armazéns e ambientes de produção. O seu design compacto é adequado para movimentar mercadorias em corredores estreitos e zonas de carga. Além disso, dois outros modelos são capazes de movimentar paletes com bases fechadas e diversos tipos de pequenos contentores.

"Dificilmente qualquer outro grupo de produtos no segmento de equipamento de armazém é tão versátil como os stackers elétricos manuais", afirma Marc Castro, Portfolio Manager Warehouse Trucks da Linde Material Handling. Estes empilhadores versáteis cobrem uma vasta gama de aplicações de armazém: empilham e movem paletes em áreas de preparação e zonas intermédias, transportam materiais para as linhas de produção, armazenam e recuperam mercadorias, ajudam no reabastecimento em supermercados e também podem ser utilizados como bancada de trabalho. "Cada centímetro de redução no comprimento do empilhador ajuda o operador a levar a carga até ao destino de forma mais rápida e segura", explica Castro, product expert.

Linde empilhador

Neste sentido, foi dada especial atenção às dimensões da série de stackers elétricos da Linde. "Estão entre os modelos mais compactos de todo o ambiente competitivo", sublinha Marc Castro. A versão mais pequena do Linde L10 B, equipada com uma bateria de iões de lítio integrada e um mastro simplex, mede 568 milímetros desde o chassis até ao porta-garfos (dimensão l2), com um raio de viragem de 1.420 milímetros.

A série de modelos também está disponível com um tabuleiro de bateria e baterias de chumbo-ácido com capacidades nominais de 200Ah e 250Ah, bem como baterias de iões de lítio com capacidades de 3kWh a 6kWh. Para além de uma variedade de carregadores diferentes, os veículos podem ser equipados opcionalmente com um carregador integrado, que permite o carregamento intermédio em qualquer tomada elétrica.

Os empilhadores estão disponíveis com cinco tipos diferentes de mastros, permitindo que os empilhadores se adaptem às condições específicas de cada empresa. Além disso, uma vasta gama de opções de equipamento assegura que os consultores comerciais  possam configurar os empilhadores para qualquer aplicação. A elevação inicial proporciona uma maior distância ao solo para enfrentar superfícies irregulares e conduzir sobre rampas, enquanto a função de dois andares permite o transporte simultâneo de duas paletes em distâncias mais longas.