fbpx

A Stora Enso e Tetra Pak estão a estudar a possibilidade de construir uma nova linha de reciclagem para aumentar significativamente a reciclagem de caixas de bebidas usadas na Europa Central e Oriental.

A nova linha para reciclagem em larga escala para caixas de embalagens de bebidas usadas (UBC) poderá vir a ser construída na fábrica Ostrołęka da Stora Enso, na Polónia. No modelo, a Stora Enso polpa e separa as fibras das caixas de bebidas usadas e utiliza as fibras recicladas como matéria-prima, enquanto a Tetra Pak assegurar a reciclagem e reutilização de polímeros e alumínio a ser processados por um parceiro dedicado.

Stora Enso Ostroleka

Se se concretizar, a capacidade anual da nova linha de reciclagem seria de 50 000 toneladas de UBC. Trata-se de um aumento significativo da capacidade de reciclagem das caixas de bebidas em toda a Europa, impulsionando a taxa europeia de reciclagem de caixas de bebidas dos atuais 51%. Na primeira fase, o material de caixa de bebidas pós-consumo reciclado viria de países da Europa Central e Oriental.

Embalagens Tetra Pak

Espera-se que o estudo de viabilidade esteja concluído dentro de seis meses, após o qual serão confirmadas as possíveis decisões sobre o projeto e a linha do tempo para execução.