O primeiro trimestre de 2025 confirmou o crescimento robusto do segmento de packaging, que registou um aumento de 31% nas vendas face ao período homólogo, revelou a The Navigator Company no último relatório de resultados.

Este desempenho reforça o posicionamento estratégico desta área dentro da diversificação do portefólio, que já vê o packaging representar 4% da sua faturação total.

Entre as iniciativas em destaque está o arranque da pré-engenharia para a reconversão da máquina PM3, na unidade de Setúbal, com o objetivo de adaptar a produção para papéis de embalagem flexível de baixas gramagens, brancos e castanhos. A decisão final de investimento nesta reconversão já foi tomada. Ao contrário de outras abordagens do setor, este projeto mantém a flexibilidade de retomar, se necessário, a produção de papéis UWF na mesma máquina, reforçando a capacidade de adaptação da Navigator às dinâmicas de mercado.

A gama gKRAFT™, com base em fibra de Eucalyptus globulus, continua a destacar-se neste segmento. No final de março, a gama contava já com mais de 375 clientes ativos, sustentando uma operação totalmente assente em marca própria. A procura por gramagens mais baixas para aplicações específicas — como food packaging, food service, release liners ou formfill — tem levado à realização de múltiplos testes no mercado, revelando elevado interesse industrial.

A nível global, estima-se que o mercado de embalagem flexível cresça entre 2,5% e 3% ao ano até 2035. Com a reconversão da PM3, a Navigator posiciona-se de forma competitiva para captar quota num mercado ainda dominado por máquinas mais pequenas, menos eficientes e não integradas com a produção de pasta. A nova configuração permitirá à empresa expandir e diferenciar o seu portefólio de soluções sustentáveis com elevada capacidade de resposta às exigências dos clientes.

Embora os segmentos de papel UWF e tissue continuem a representar uma parte relevante da atividade — com vendas de 325 mil toneladas (+17% em cadeia) e 61 mil toneladas de tissue (+62% homólogo), respetivamente —, o crescimento do packaging evidencia-se como uma aposta bem-sucedida na transição para áreas de maior potencial de crescimento e menor exposição à ciclicidade.