A CRISAL e a REGA ENERGY assinaram um acordo de fornecimento de gás renovável de longo prazo, consolidando os esforços do grupo LCGlass para se posicionar como um dos produtores de vidro mais sustentáveis da Europa.
O acordo permitirá à unidade da CRISAL, localizada na Marinha Grande, utilizar hidrogénio e oxigénio verdes fornecidos pela REGA ENERGY, contribuindo para a descarbonização da produção de vidro.
Antoine Jordans, CEO da LCGlass, destacou a importância da iniciativa, afirmando: “A LCGlass, com o apoio do seu investidor Anders Invest, vê este acordo como um primeiro passo crucial para a descarbonização da produção de vidro. O apoio do governo português e da União Europeia torna este investimento viável, e estamos ansiosos por colaborar com a REGA neste grande projeto.”
Thomas Carrier, CEO da REGA ENERGY, sublinhou o papel de Portugal no aproveitamento de recursos renováveis, como vento, sol e hidroenergia, que já tornaram 82% da eletricidade renovável no primeiro semestre de 2024. “Com esta parceria, a CRISAL produzirá de forma mais sustentável, maximizando a eletrificação do processo industrial e utilizando o hidrogénio e oxigénio verdes da REGA para o restante. Estamos orgulhosos desta jornada coletiva para promover produtos ‘Made in Portugal. Made sustainable’.”
O acordo coincide com o 80º aniversário da CRISAL. Como parte da sua estratégia de descarbonização, a empresa implementará uma fornalha de última geração em 2024, capaz de eletrificar até 80% da produção de vidro, reduzindo significativamente o uso de combustíveis fósseis. O restante será progressivamente substituído pelos gases renováveis da REGA ENERGY.