O Grupo Fedrigoni adquiriu uma quota minoritária da SharpEnd / io.tt, sociedade de consultoria e soluções IoT administrada por Cameron Worth, CEO e fundador.
A operação consiste num investimento inicial, com um programa de aquisição de todo o capital a longo prazo, e faz parte do novo programa de corporate venture capital que a Fedrigoni instaurou para identificar start-ups inovadoras com as quais acelerar o próprio processo de inovação e a aquisição de novas tecnologias.
«O mundo dos produtos conectados é cada vez mais estratégico para nós e essa operação, fortemente sinérgica com as recentes aquisições da Tageos (empresa francesa especializada na produção de etiquetas UHF/NFC, adquirida em 2022) e do centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Grenoble (que passou a fazer parte do Grupo em 2023), reforçará o nosso portfólio de soluções no mundo dos rótulos, etiquetas e dos papéis inteligentes», afirma Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni.
Adianta ainda: «A SharpEnd fornece soluções e serviços de consultoria para auxiliar as grandes marcas, em particular nos setores do luxo e do largo consumo, na realização de produtos e embalagens inteligentes, fundamentais para a segurança, a autenticidade e a rastreabilidade dos produtos, mas também para oferecer aos utilizadores finais experiências de compra cada vez mais envolventes.»
Cameron Worth, fundador e CEO da SharpEnd / io.tt, refere que a operação será «capaz de consolidar a posição no mercado global para desenvolver novos produtos e soluções integradas de elevado desempenho. As sinergias potenciais com as duas unidades do Grupo, dos papéis especiais e dos rótulos e etiquetas de qualidade superior, são inumeráveis e a rede e a presença mundial da Fedrigoni em mais de 130 países serão para nós um forte acelerador de crescimento.»
A SharpEnd foi criada em 2015 como a primeira agência Internet of Things (IoT) do mundo, com a missão de ajudar as marcas a desenvolver os próprios produtos, o packaging e o engajamento dos clientes a evoluírem por meio de soluções conectadas. Para isso usufruem de uma plataforma de sua propriedade SaaS (software as a service) lançada em 2019, denominada io.tt, que hoje administra biliões de pontos de contato através do packaging e do retalho para muitas marcas de bebidas, beleza, bem-estar, FMCG (produtos de consumo de rápida circulação) e moda de luxo.