Da parceria da Konica Minolta Europe com a portuguesa MTEX NS, surge a PKG-675i, uma impressora digital de jato de tinta, à base de água para a impressão de embalagem em cartão ondulado, abrindo portas à personalização nos mercados de rápido crescimento como o do e-commerce.

A MTEX NS, com sede e fábrica em Vila Nova de Famalicão, já colaborava com a Konica Minolta nos Estados Unidos. Após um longo “namoro”, finalmente estabeleceram as bases para a colaboração na Europa, ficando a distribuição em exclusivo a cargo da Konica.

KM PKG 675i

A PKG-675i imprime placas de cartão em plano ou pré-cortadas, posicionando-se também como uma solução para criar protótipos de embalagens, ajudando a minimizar o time-to-market e a reduzir o desperdício.

A PKG-675i está equipada com cabeças de impressão Memjet, com a tecnologia Versapass, tintas à base de água, CMYKK, com dois canais de preto para uma maior profundidade nas cores. Tem uma largura de 1200 mm, embora a largura de impressão seja de 1.067 mm, atinge uma resolução de impressão de 1.600 x 1.600 dpi a velocidades de até 18 metros por minuto.

Os consumíveis são fornecidos em recipientes com dois litros de capacidade e estão aprovados para contacto indireto com alimentos, consoante as principais diretivas internacionais. A viscosidade da tinta branca não permite a utilização neste equipamento, mas os engenheiros da MTEX NS encontram-se a trabalhar nesse sentido para divulgar outros avanços no futuro.

PKG 675i Precision Packaging Series

A impressora tem uma interface gráfica baseada em Windows e um RIP CALDERA RIP. Conta com uma barra ionizadora que dispara eletrões para o material e um aspirador integrado que irá retirar todas as partículas indesejadas, como o pó, para garantir a melhor qualidade de impressão.

Elói Ferreira, Presidente Executivo e Fundador da MTEX NS, afirmou: "Esta cooperação com a Konica Minolta terá benefícios significativos para os clientes. Ao longo da última década, a MTEX NS desenvolveu uma forte reputação de qualidade e inovação, enquanto expande continuamente as suas ofertas de serviços e a presença global para mais de 40 países em cinco continentes. Esta tecnologia proporcionará uma solução perfeita para criar designs rápidos de protótipos de embalagens, ajudando a melhorar o tempo de comercialização e reduzindo o desperdício."

 MTEX Eloi FerreiraElói Ferreira

O mercado de embalagens foi afetado pela chegada da COVID-19, e os especialistas esperam que se mantenham muitas das alterações a longo prazo. Embora os volumes globais de produção tenham diminuído durante 2020, espera-se que recuperem. As grandes mudanças aconteceram na forma como se vendem e distribuem os bens, com destaque para as embalagens prontas para os canais de comércio eletrónico.

Edoardo Cotichini, Senior Professional Print na Konica Minolta Business Solutions Europe, afirmou: "O crescimento do e-commerce é uma das tendências determinantes da indústria de embalagens, o que terá um grande impacto para aqueles que estão no setor das embalagens em cartão ondulado. Têm de ser capazes de reagir rapidamente, e desenvolver designs de embalagens específicos para comércio eletrónico, que resolvam os desafios inerentes à distribuição, em vez dos do comércio a retalho. A versão e a personalização também estão em ascensão. Criando protótipos de prova de conceito de alta qualidade e lotes individualizados em curto prazo é o ponto certo para a impressora digital de jato de tinta PKG-675i."

Konica Minolta Edoardo CotichiniEdoardo Cotichini

Estudos recentes da consultora Smithers sugerem que a pandemia acelerou a procura de embalagens de comércio eletrónico em dois a três anos, em comparação com as previsões pré-COVID. O mercado global de embalagens de e-commerce valia mais de 49 mil milhões de dólares em 2020, e a Smithers diz que 80% desse valor é para embalagens onduladas.

Sobre o valor do investimento necessário, Edoardo Cotichini referiu que vai variar de mercado para mercado, porém ficará abaixo dos dois milhões de euros.