A Canon vai lançar um novo equipamento de triagem de plásticos com tecnologia de identificação de materiais.
A empresa já começou a aceitar encomendas para a "Série TR", que inclui o "TR-S1510".
O equipamento aplica a tecnologia de espetroscopia Raman a objetos em movimento, com um mecanismo de rastreio para detetar coletivamente os tipos de materiais dos fragmentos de plástico, mesmo quando há pedaços de plástico preto estão misturados com outras cores, o que tem sido, tradicionalmente, um desafio.
Atualmente, cerca de 20% dos resíduos de plástico gerados no nosso quotidiano são reciclados como material para novos produtos (reciclagem de materiais), e os restantes são utilizados como combustível ou incinerados. Os plásticos reciclados têm de manter um certo grau de pureza, razão pela qual os materiais feitos de resíduos de plástico, como o ABS e o polipropileno (PP), têm de ser identificados com precisão. No entanto, os plásticos pretos, frequentemente utilizados em equipamentos eletrónicos domésticos ou em estofos de automóveis, não transmitem nem refletem a luz visível, o que dificulta a identificação dos seus materiais utilizando a espetroscopia convencional próxima ao infravermelho . Para além disso, para acelerar a reciclagem de plásticos são necessárias maiores precisão e produtividade nas operações de triagem.
O novo produto da Canon utiliza um método espetroscópico de rastreio Raman para separar todas as peças de plástico, independentemente das suas cores, incluindo o preto.
A triagem de plástico de alta precisão e alta velocidade do novo produto, incluindo peças pretas, deve-se à sua combinação única de espetroscopia Raman com um mecanismo de rastreio. A espetroscopia Raman é um método de deteção que utiliza luz laser para iluminar peças de plástico e obter informações moleculares da substância, permitindo assim a deteção do material. Este método é tecnicamente aplicável ao plástico preto. No entanto, devido à quantidade limitada de reflexão das peças de plástico preto, o tempo de medição é demasiado longo em relação à velocidade e ao rendimento necessários para separar eficazmente todas as peças, independentemente da sua cor, nas fábricas de reciclagem. Por conseguinte, até à data a aplicação prática da espetroscopia Raman à triagem do plástico preto tem-se revelado difícil.
Combinando a espetroscopia Raman com o seu equipamento de medição e controlo, a Canon desenvolveu uma tecnologia de espetroscopia Raman de rastreio que passa a luz laser na direção às peças, assegurando assim o tempo de medição necessário e suficiente para cada peça de plástico de acordo com a sua cor, e alcançando uma elevada velocidade e precisão no geral. Com este novo sistema, os materiais das peças de plástico pretas que eram difíceis de identificar utilizando o método convencional próximo ao infravermelho podem agora ser identificados de forma prática, mesmo quando misturados com outras cores, ajudando a melhorar a produtividade das fábricas de reciclagem e, consequentemente, maximizando a reciclagem de materiais.
Este novo produto mantém uma velocidade de transporte de 1.5 metros por segundo e é capaz de fazer a triagem de até 1 tonelada de plástico por hora. Pode ainda ser personalizado de acordo com o rendimento e o espaço de instalação do cliente, alterando o módulo que rastreia e mede as peças de plástico ou a combinação de correias transportadoras.