A CrystalCleanConnect, a linha de produção de chapas flexográficas totalmente automatizada desenvolvida pela Esko e pela Asahi Photoproducts, já está comercialmente disponível.

“Instalamos o sistema com sucesso em vários clientes importantes desde que lançamos essa tecnologia inovadora no evento virtual.drupa de 2021”, contou Pascal Thomas, Diretor de Negócios de Flexografia da Esko. “Estamos muito satisfeitos, pois esses clientes já relataram que a solução é um enorme sucesso e que estão aproveitando os benefícios e valor fornecidos pelo sistema”.

CrystalCleanConnect

“A CrystalCleanConnect automatiza por completo todo o processo de produção de chapas flexográficas, desde a imagem e exposição até a produção, reduzindo o número de etapas de 12 para apenas uma”, afirmou Pascal. “Isso faz com que o tempo gasto pelos operadores para concluir todas as etapas de processamento na produção e corte de chapas caia de 36 para apenas 2,5 minutos por chapa.

Com a CrystalCleanConnect, reunimos as principais tecnologias de hardware e software das duas empresas para oferecer diversas vantagens revolucionárias, do design à etapa de impressão. Opera de maneira mais limpa e rápida, simplificando o processo de produção de chapas flexográficas, melhorando a segurança e elevando a consistência da qualidade de impressão”, comenta.

A Nabe Process Co., Ltd., grande empresa de impressão japonesa, tornou-se a primeira no mundo a integrar a CrystalCleanConnect na sua operação de produção de chapas logo após o lançamento da tecnologia na drupa. Nabesaka, CEO da Nabe Process Co., comentou: “A CrystalCleanConnect aumentou nossa qualidade e produtividade geral, fazendo com que as chapas sejam impressas muito mais rapidamente, com menos tempo de envolvimento do operador e menos oportunidades de erro”.

A solução foi usada para testar as chapas flexográficas laváveis em água AWP™ CleanPrint da Asahi em comparação com chapas convencionais à base de solvente, com o objetivo de medir as diferenças de qualidade e produtividade entre as duas. “Com base nesses resultados, estamos a mudar todas as nossas chapas flexográficas para as chapas laváveis em água AWP™ CleanPrint da Asahi e sabemos que nossos clientes ficarão ainda mais satisfeitos com a qualidade que entregamos”, comemorou ele.

A Shanghai Hengze Printing Company, fabricante de etiquetas, está em processo de instalação de uma nova linha de produção de chapas flexográficas CrystalCleanConnect. “Quando soubemos do valor que a CrystalCleanConnect poderia agregar à nossa operação, ficamos ansiosos para começar”, contou o Sr. Li Xiaocheng, fundador da Hengze.  

Pascal Thomas explicou que com a CrystalCleanConnect, os benefícios operacionais significativos são complementados por uma redução no uso de tinta e a menor pegada ambiental: “A perfeita harmonia entre as tecnologias da Asahi e da Esko é garantia de qualidade e eficiência, resultando em um aumento médio de 25% na eficiência operacional (OEE) da impressora.”

Dieter Niederstadt, Gestor Técnico de Marketing da Asahi Photoproducts, afirmou que: “A flexografia precisa simplificar processos e, ao mesmo tempo, otimizar a qualidade, consistência e lucratividade. Isso possibilita o surgimento de novas oportunidades de negócios de flexografia e a transformação positiva das tecnologias de impressão para que estejam em equilíbrio com o meio ambiente.

 “Não se trata apenas da integração entre montagem e entrega nos processos de produção de chapas disponíveis, mas sim de uma abordagem holística para unir tecnologias antes e depois da cadeia de valor da pré-impressão, tendo um centro de automação inteligente como a espinha dorsal e o coração da solução. A CrystalCleanConnect está a ampliar os limites do escopo atual de automação, entregando chapas prontas para montagem, além de ser a primeira solução de produção automatizada a não exigir o uso de solventes de lavagem feitos de COVs (compostos orgânicos voláteis) no processo de produção de chapas”, disse.