A Coveris apresentou a sua solução de manga elástica desenvolvida com até 75% de conteúdo reciclado.
Disponível com 35%, 50% ou 75% de conteúdo reciclado, a SleeveFlexR Stretch representa um avanço importante ao introduzir um modelo circular “sleeve-to-sleeve”, desenvolvido em colaboração com a ReCover, unidade de reciclagem da Coveris.
Através da recolha de mangas impressas descartadas por vias já existentes de reciclagem, o material é processado nas instalações da ReCover, onde uma tecnologia de remoção de tinta que permite produzir resina reciclada pós-consumo (PCR) de alta qualidade.
A resina PCR é depois utilizada para produzir novas mangas SleeveFlexR Stretch na unidade da empresa em Warburg, Alemanha, destinadas a setores como bebidas, laticínios, cuidados pessoais e domésticos, e produtos químicos especializados.
Fabricadas em polietileno (PE), as mangas SleeveFlexR Stretch são leves, elásticas e não requerem calor nem cola para se ajustarem aos recipientes. Para além de garantirem uma comunicação eficaz com o consumidor, oferecem uma forte presença nas prateleiras. Outro ponto forte é a sua facilidade de separação do recipiente principal, permitindo uma reciclagem eficiente dos diferentes componentes da embalagem.
“Este é um avanço significativo para o mercado de mangas elásticas”, afirma Philipp Niehues, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da ReCover. “Ao combinarmos o know-how da Coveris com a nossa tecnologia de remoção de tinta, criámos um modelo de reciclagem inovador para mangas pós-consumo. Funciona com a infraestrutura existente e, com opções de 35%, 50% ou 75% de conteúdo reciclado de alta qualidade, oferecemos uma verdadeira circularidade para os nossos clientes.”
A introdução do modelo circular sleeve-to-sleeve é particularmente relevante para setores com sistemas de reciclagem bem estabelecidos, como o engarrafamento. Ao permitir que garrafa e manga sejam recicladas num ciclo fechado, esta inovação ajuda marcas e retalhistas a melhorar a pegada ambiental das embalagens.