A CCL Label anunciou a participação na Interpack, que acontece em Düsseldorf, Alemanha, de 4 a 10 de maio. Uma das peças centrais em exposição será a "Família de Rótulos Sustentáveis", que mostra rótulos e mangas que foram desenvolvidos para uma melhor reciclagem de embalagens como garrafas PET, garrafas de vidro retornáveis e outros tipos de embalagem, tais como embalagens PEAD (HDPE) e PP.
As etiquetas têm características especiais incorporadas que suportam as etapas de triagem e reciclagem para a fácil separação, flutuação ou encolhimento.
«Muitas das soluções da família de rótulos sustentáveis, como a manga retrátil de poliolefina de baixa densidade EcoFloat®, o rótulo sensível à pressão para garrafas de vidro retornáveis WashOff e o EcoStream®, que foi desenvolvido para reciclagem de garrafas PET, foram aprovadas pela Plataforma Europeia de Garrafas PET (EPBP) e seguem as recomendações da RecyClass», explica Marika Knorr, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação. «Somos membros ativos dessas organizações para garantir que as inovações em rótulos estão em linha com as diretrizes oficiais de design para reciclagem porque querem apoiar o aumento da reciclagem de bens de grande consumo.»
«Sistemas retornáveis como vimos para cerveja e água, estão a aumentar em muitos países devido à alteração da legislação e a uma maior sensibilização para soluções sustentáveis», diz Simon Peace, vice-presidente de Vendas e Marketing de Bebidas. «Estamos orgulhosos de ter estabelecido os rótulos WashOff no mercado, que têm um histórico comprovado com grandes marcas quando se trata excelente desempenho nas linhas de lavagem e recarga».
A CCL Label estabeleceu parcerias com marcas internacionais de Alimentos e Bebidas para desenvolver embalagens recicláveis. As melhores práticas serão apresentadas na Interpack 2023. A CCL Label também irá destacar as suas soluções de manga elástica, com foco na EcoStretch, que tem uma espessura de 30 mícrones. Danny Freund, diretor de desenvolvimento de negócios na unidade da Áustria, diz: «Calculamos que as marcas de bebidas podem
economizar até 32 toneladas de material plástico por 100 milhões de mangas – o que é aproximadamente o peso de mais de 5 elefantes africanos adultos.» A EcoStretch Foi especialmente projetada para garrafas PET retornáveis de 1 litro que são normalmente usadas no mercado alemão de água. O material é muito fino e pode ser aplicado no recipiente sem usar qualquer calor ou energia – a manga liga-se à embalagem com a sua própria elasticidade.