De acordo com os dados mais recentes do estudo Barómetro E-commerce, produzido anualmente pela Marktest, a compra exclusiva através dos sites das lojas e marcas continua a ser dominante entre o universo de 62% da população portuguesa que diz fazer habitualmente compras online.
Mas está a perder terreno para o hábito de compra através de aplicações móveis.
Em 2023, mais de 52% dos compradores online assumiram fazer as suas compras apenas através de sites, o que traduz uma quebra de 3.3 pontos percentuais face aos valores de 2022 do Barómetro E-commerce. O número de consumidores online que diz fazer as suas compras apenas através de aplicações online cresceu para 8%, o que traduz um acréscimo de 1.7 p.p. face ao ano anterior. E o universo de compradores que diz usar ambas os canais para as suas compras também aumentou 1.5 p.p., para um universo de 38,9% dos consumidores.
O número de portugueses que faz compras online aumentou e aproxima-se dos dois terços da população. A tendência deverá manter-se no futuro próximo e que está a ser acompanhada pela diversificação dos ‘canais digitais’.
No que respeita às categorias de produtos mais compradas online, o “vestuário e calçado” continua a liderar, com uma quota de 70,7%, entre os consumidores com hábitos de compra online. Na segunda posição surgem as “viagens ou alojamentos para férias” (54,8%). Mas a categoria que mais subiu em 2023 foi a que ocupa a terceira posição, os “bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos”, que subiu 7.7 p.p. face ao ano anterior.
As viagens e os bilhetes são não apenas as categorias de produtos mais compradas, mas também as que apresentam também o maior índice de aumento de compra no futuro, segundo o Barómetro E-commerce da Marktest.
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares.