O Porto de Roterdão deu mais um passo estratégico na sua jornada de transformação digital ao migrar para o SAP S/4HANA Cloud, através da solução RISE with SAP.

O projeto, desenvolvido em parceria com a myBrand Conclusion, proporciona uma infraestrutura ERP mais ágil e escalável.

Como um dos maiores e mais influentes portos da Europa, o Porto de Roterdão é um hub logístico de referência por onde passam anualmente mais de 438 milhões de toneladas de mercadorias, gerando mais de 193 mil empregos diretos e indiretos. A Administração do Porto de Roterdão, entidade responsável pela gestão do porto, tem como missão garantir um ecossistema físico e digital de excelência para clientes e parceiros.

Durante anos, foram desenvolvidas muitas soluções personalizadas no SAP ECC. Não podemos, nem queremos desfazermo-nos de tudo de uma só vez”, explica Claudia de Andrade-de Wit, Diretora de Digital & IT da Administração do Porto de Roterdão.
“Com as capacidades do RISE with SAP e a experiência da myBrand Conclusion conseguimos migrar com segurança para a cloud e iniciar uma otimização de forma progressiva, aproveitando as melhores práticas do SAP S/4HANA. Isso dá-nos mais agilidade e reduz a dependência de soluções customizadas.”

A migração para o SAP S/4HANA Cloud foi feita com base numa abordagem faseada. O objetivo foi reduzir gradualmente as personalizações, adotando as melhores práticas da SAP e garantindo uma transição sólida.

A preparação foi um fator crítico de sucesso. Foram feitas quatro migrações de teste, 1.247 cenários de negócio validados, 1.328 transações SAP S/4HANA e 38 transações SAP Fiori testadas, além da adaptação de 1.126 objetos personalizados.

“O fim de semana da migração foi vivido como uma maratona: 80 horas de trabalho intenso. No sábado à noite, tomámos a decisão de avançar com confiança para o go-live na segunda-feira”, recorda Lotte Egbertzen, Diretora Regional Sul da myBrand Conclusion. “Desde o início da nossa colaboração em 2023, sentimos um verdadeiro alinhamento com a Administração do Porto de Roterdão. Partilhamos uma mentalidade de ‘menos palavras, mais ação’.”

Com a conclusão desta migração, o Porto de Roterdão tem agora uma plataforma robusta para evoluir segundo os princípios de fit-to-standard, clean core e processos end-to-end, tornando o ambiente SAP mais eficiente e sustentável.