O Porto de Sines inaugurou a Port Cyber Arena, dedicada à cibersegurança e ciber-resiliência no setor portuário e logístico.
A cerimónia, presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, destacou a importância estratégica da segurança digital para a competitividade nacional. Durante o evento, o ministro sublinhou a relevância deste projeto, afirmando que “os portos são essenciais para as cadeias de abastecimento e para a economia”, e elogiou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) pela liderança na criação deste centro.
A Port Cyber Arena é o primeiro centro em Portugal a adaptar conceitos avançados de cibersegurança ao setor dos transportes e logística. Este espaço combina formação especializada, treino prático e simulações reais para ajudar empresas e instituições a identificar e mitigar vulnerabilidades cibernéticas.
José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, destacou a importância da ciber-resiliência num mundo global e digitalizado: “Com a inauguração da Port Cyber Arena, damos um passo importante e pioneiro no setor marítimo-portuário nacional, ao disponibilizar um centro de formação e treino em cibersegurança, vocacionado para os portos e logística.”
A Port Cyber Arena pretende oferecer formação especializada com programas adaptados às necessidades dos profissionais do setor portuário e logístico, realizar simulações práticas que proporcionem treino em cenários reais para reforçar a capacidade de resposta a ciberataques e promover a colaboração através de uma plataforma destinada à partilha de conhecimentos e boas práticas entre os intervenientes do setor.
A iniciativa faz parte do processo de digitalização do Porto de Sines, alinhando-se com a Agenda NEXUS e o Plano Estratégico da APS.