A Cascades anunciou a saída dos segmentos de embalagens em honeycomb e partitions, decisão que implica o encerramento de três unidades industriais: York (Pensilvânia, EUA), Saint‑Césaire (Quebec, Canadá) e Berthierville (Quebec, Canadá).
A empresa explica que a medida faz parte da estratégia de otimização do seu portefólio, concentrando‑se em mercados considerados prioritários. As unidades agora encerradas operavam em nichos que deixaram de estar alinhados com os planos de crescimento a longo prazo.
Hugues Simon, presidente e CEO da Cascades, afirma: “Concentrar os ativos da Cascades nos seus mercados estratégicos é essencial para cumprir os nossos objetivos de otimização e melhoria da rentabilidade. Os mercados servidos por estas fábricas já não se enquadram na estratégia do nosso setor de Packaging.” O responsável agradeceu ainda o contributo dos trabalhadores das três unidades.
O encerramento da fábrica de Berthierville é imediato, afetando 52 trabalhadores. A Emballages LM, sediada em Saint‑François‑de‑la‑Rivière‑du‑Sud, irá adquirir determinados ativos por cerca de 9 milhões de dólares canadianos, assegurando a continuidade do serviço aos clientes.
A unidade de York, especializada em produtos honeycomb, encerrará até 19 de fevereiro de 2026, impactando 37 trabalhadores, devido à diminuição da procura regional. Já a fábrica de Saint‑Césaire, dedicada a divisores para o setor das bebidas, encerrará até 17 de abril de 2026, afetando 25 trabalhadores, após vários anos de quebra de procura e perda de competitividade logística.
A Cascades afirma que irá apoiar os trabalhadores durante o processo de transição, incluindo assistência na procura de emprego e incentivo à candidatura a vagas noutras unidades do grupo.
A empresa esclarece que estas decisões não afetam a atividade da Cascades Sonoco – Berthierville, localizada junto à unidade agora encerrada.