A LIPOR, os seus Municípios Associados e a Novo Verde, em parceria com a Greyparrot, anunciaram resultados positivos da implementação de um sistema de análise de resíduos baseado em Inteligência Artificial, destinado a melhorar a eficiência e a qualidade da triagem de embalagens.

A tecnologia, instalada na Unidade de Triagem Automática de Embalagens da LIPOR, permite a análise contínua e em tempo real da fração de embalagens plásticas e metálicas, assegurando 100% de cobertura na avaliação dos materiais processados. O sistema substitui as anteriores amostragens manuais pontuais, que representavam menos de 1% do total tratado anualmente.

Financiado pela Novo Verde no âmbito da promoção da inovação e da investigação e desenvolvimento, o Greyparrot Analyzer recorre a visão computacional para fornecer dados detalhados e precisos sobre a composição dos resíduos, respondendo aos desafios das metas europeias de reciclagem para 2030, que exigem não só mais reciclagem, mas também melhor qualidade dos materiais.

Um dos impactos diretos da implementação é a disponibilização de informação analítica sobre os fluxos de resíduos provenientes dos oito municípios associados da LIPOR, permitindo a caracterização por circuito e sistema de recolha. Estes dados são partilhados com os municípios, facilitando a correção de não conformidades a montante e a redução de contaminantes.

A tecnologia contribui igualmente para a melhoria da qualidade do produto final, ao reduzir rejeitados e aumentar a consistência dos materiais recicláveis, fatores essenciais para a sua valorização e comercialização.

Ao nível operacional, o sistema permite monitorizar paragens, períodos de inatividade e equilíbrio de caudais, apoiando a otimização do processo de triagem e a melhoria dos indicadores de desempenho da unidade.