A HEIDELBERG confirma a sua previsão de crescimento para o ano fiscal de 2024/2025, com especial destaque para o segmento de soluções de embalagem, que continua a ser o motor da sua expansão.
Nos primeiros seis meses, os pedidos neste setor aumentaram 9,7%, atingindo 675 milhões de euros e representando 53% do volume total da empresa.
A empresa registou uma carteira de encomendas elevada, no valor de 953 milhões de euros, o que fornece uma base sólida para o segundo semestre do ano fiscal. O CEO da HEIDELBERG, Jürgen Otto, destaca o impacto positivo das soluções de embalagem no desempenho global da empresa: "A HEIDELBERG está a começar um segundo semestre muito forte. Agora estamos a aumentar a utilização das nossas capacidades de produção para que possamos trabalhar com a nossa carteira de pedidos no terceiro e quarto trimestres de forma rápida e lucrativa. O volume de vendas previsto para as novas máquinas já foi quase totalmente atendido com estes pedidos e as nossas operações de produção estão a funcionar em plena capacidade."
O segmento de soluções de embalagem tem-se revelado um fator-chave para o crescimento da HEIDELBERG, com um impacto significativo no seu desempenho global. Além disso, a empresa vê oportunidades estratégicas na China, onde o setor de embalagens está a crescer rapidamente.
Gestão financeira e investimento na inovação
Apesar da sazonalidade do mercado, o EBITDA ajustado da empresa melhorou significativamente no segundo trimestre, passando de -9 milhões para 40 milhões de euros, reflexo da eficiência operacional e da gestão rigorosa dos custos. A CFO da HEIDELBERG, Tania von der Goltz, sublinha que a empresa está focada em manter essa tendência positiva: "A nossa gestão ativa de custos está cada vez mais a dar frutos ao melhorar consideravelmente o fluxo de caixa ao longo do ano. O controlo consistente de custos nos próximos meses desempenhará papel fundamental no sucesso do atual ano financeiro. Para além disso, as melhorias previstas nos resultados no segundo semestre do ano terão um impacto positivo no fluxo de caixa."
Com base nos resultados positivos e nas tendências do mercado, a HEIDELBERG reafirma a sua previsão de que as vendas totais em 2024/2025 se manterão ao nível do ano anterior, que registou um volume de 2,395 mil milhões de euros. A margem de EBITDA ajustada também deverá permanecer nos 7,2%.