A The Navigator Company encerrou o ano de 2023 com um volume de negócios de € 1 953 milhões, um resultado 11% superior ao volume médio dos últimos 5 anos e o segundo melhor da história da empresa, depois de ter registado em 2022 o máximo histórico de € 2465 milhões.

Os resultados líquidos fixaram-se em € 275 milhões, 29% acima da média dos últimos 5 anos.

No negócio de packaging, em 2023, fizeram-se sentir as condições adversas de um ano pautado por excesso de stocks em toda a cadeia de distribuição, que se refletiram no abrandamento e comportamento irregular da procura, refere o comunicado. “No entanto, o desenvolvimento do negócio de packaging continua a revelar sinais bastante promissores, traduzidos pela crescente base de clientes, pelo reconhecimento da qualidade dos nossos produtos à base de fibra de eucalipto globulus e, consequentemente, da marca gKraft™ da Navigator, que serve marcas de cliente de grande exposição, em setores tão distintos como a área da moda, retalho alimentar, e-commerce, indústria ou agricultura”, pode ler-se. A companhia sumariza mais de 230 clientes ativos em 30 países, desde a entrada no negócio em 2020.

A Navigator prosseguiu com o desenvolvimento de novas linhas de produtos destinadas às indústrias alimentares e a uma vasta gama de produtos de consumo. A iniciativa é suportada pela realização de testes de mercado, num total de 220 testes realizados em 2023, junto de mais de 100 clientes, dos quais mais de dois terços representam novos clientes. Os avanços incluíram a criação de novas linhas de produtos, com ênfase nos produtos 100% eucalipto, num total de 31 novas referências.

Como parte da diversificação do negócio Packaging, o projeto de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging, continua a avançar como planeado, com previsão de entrada em produção no início do segundo semestre de 2024, sob a marca gKraft™ Bioshield. 

A fábrica terá capacidade de produção de cerca de 100 milhões de unidades por ano, sendo uma das maiores unidades integradas da Europa e a maior do Sul da Europa, entrando num mercado de elevado potencial e crescimento. A introdução será feita com quatro produtos para a área alimentar, e com flexibilidade produtiva e escalabilidade para aproveitar as diversas oportunidades que se abrem na substituição de plásticos.