O Grupo Altri revelou os resultados dos primeiros nove meses de 2023, com as vendas a atingir as 810,4 mil toneladas.

Num contexto de destocking na Europa, apesar da maior procura da China, as receitas totais do Grupo Altri cifraram-se em 601,0 milhões de euros, um decréscimo de 25,4% face ao período homólogo, em resultado da quebra dos preços. O EBITDA atingiu os 97,5 milhões.

Apesar do mercado europeu e o norte-americano continuarem a demonstrar algum abrandamento, assiste-se a uma forte procura da China, diz o grupo. Os aumentos de preços no mercado chinês estão a ter impacto positivo nos preços na Europa, reforçando a perspetiva positiva para os últimos meses deste ano e para 2024.

«No Grupo Altri, temos como lema “Valor com Fibra”. E fazemos-lhe jus, continuando a trabalhar na otimização dos custos, trimestre após trimestre. Importante também nesse sentido será a conclusão do projeto “Caima Go Green”, atualmente em fase final de testes, que permitirá à Caima ser a primeira das três unidades industriais do Grupo Altri, e a primeira da indústria na Península Ibérica, 100% livre de combustíveis fósseis», diz José Soares de Pina, CEO da Altri

Resultado líquido do Grupo Altri reduziu-se em 76%, face ao período homólogo, para os 28,2 milhões de euros no final dos primeiros nove meses de 2023. Ainda assim, o investimento acelerou para 51,6 milhões de euros, com destaque para a nova caldeira de biomassa, em fase de últimos testes, em Caima. O Grupo continua também a desenvolver o projeto Gama com a intenção de tomar uma decisão final de investimento no curto prazo.