A Amazon anunciou o lançamento de um ambicioso plano de automação das suas operações de embalagem na Europa, com o objetivo de reduzir o desperdício de materiais e melhorar a eficiência logística.
Esta será a maior aposta da empresa em embalagem sustentável no continente, com a instalação de centenas de máquinas de embalagem automatizadas em centros de distribuição espalhados pela Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha.
Mais de 70 unidades deverão estar operacionais até ao final de 2025, estando prevista a expansão da tecnologia a outros países até 2027. As máquinas criam embalagens de papel ou cartão feitas à medida em tempo real, adaptadas às dimensões exatas de cada produto, eliminando o uso excessivo de material.
“Para reduzir o desperdício, precisamos de reduzir a embalagem. Utilizamos aprendizagem automática e automação para criar embalagens feitas à medida, reduzindo o material em excesso e garantindo que o produto continua protegido. Estamos agora a instalar máquinas de embalagem automatizadas nas nossas instalações em toda a Europa, para servir melhor os nossos clientes e o planeta”, afirmou Pat Lindner, VP Mechatronics and Sustainable Packaging da Amazon.
A tecnologia desenvolvida permite que um colaborador coloque um produto na máquina, que mede as suas dimensões e produz automaticamente uma caixa de cartão ou um saco de papel resistente e reciclável, sem necessidade de preenchimento. Estes sistemas são capazes de: reduzir em média 26g de material por envio, ao evitar preenchimentos ou embalagens maiores do que o necessário; criar sacos de papel resistentes até 90% mais leves do que caixas de cartão equivalentes e utilizar etiquetas até 75% mais pequenas, graças ao novo sistema de rotulagem robótica que adapta o tamanho da etiqueta ao produto, inclusive em artigos de formatos irregulares.
Além disso, os sacos de papel são produzidos com recurso a máquinas adaptadas de antigas linhas de plástico, demonstrando um reaproveitamento de infraestruturas com foco na sustentabilidade.
Esta estratégia integra-se na política ambiental da Amazon, que tem como meta enviar cada vez mais produtos em embalagens reduzidas ou inexistentes. Metade das encomendas feitas na Europa já são entregues sem caixa adicional e, desde 2019, mais de um bilião de envios foram feitos através do programa Ships in Product Packaging, utilizando apenas a embalagem original do produto.
Desde 2015, a empresa afirma ter reduzido o peso médio por envio em 43%, o que equivale a uma poupança acumulada superior a 3 milhões de toneladas métricas de materiais de embalagem — o equivalente ao peso de cerca de 295 Torres Eiffel.