A tecnológica sul-coreana NAVER anunciou a aquisição da Wallapop, plataforma espanhola de compra e venda de artigos em segunda mão, numa transação avaliada em 600 milhões de euros. O negócio, que deverá ficar concluído nos próximos meses.

A Wallapop continuará a operar de forma autónoma, a partir da sua sede em Barcelona, mantendo a atual equipa e o CEO Rob Cassedy na liderança. A plataforma liga mensalmente mais de 19 milhões de utilizadores e facilita anualmente mais de 100 milhões de anúncios, promovendo a reutilização de produtos e contribuindo para a redução do impacto ambiental.

«A oportunidade de parceria com a NAVER marca um novo e empolgante capítulo para a Wallapop», afirmou Rob Cassedy. «O profundo conhecimento da NAVER sobre a nossa visão do comércio C2C, combinado com a sua experiência tecnológica, irá impulsionar o nosso crescimento e inovação no sul da Europa.»

Em 2024, a Wallapop atingiu o breakeven das operações em Espanha e superou os 100 milhões de euros em receitas. Com este impulso, a empresa espera atingir novos máximos históricos de faturação e rentabilidade em 2025. Num ano típico, o volume total de vendas através da plataforma ronda os 2 a 2,5 mil milhões de euros.

Para a NAVER, este é mais um passo na consolidação da sua presença internacional. «Esta parceria com a Wallapop reflete a nossa forte crença no potencial do ecossistema europeu de startups e no nosso desejo de contribuir para o seu crescimento», afirmou Soo-yeon Choi, CEO da NAVER Corp. «O nos so objetivo é preservar a identidade única da Wallapop e fortalecê-la com as nossas capacidades tecnológicas.»

A NAVER conta já com uma experiência significativa em investimentos estratégicos, incluindo a aquisição da norte-americana Poshmark em 2023 e do centro de investigação Xerox Research Center em Grenoble, França, em 2017, agora integrado no NAVER LABS Europe.

A empresa pretende aplicar à Wallapop o mesmo modelo de colaboração tecnológica e expansão, potenciando sinergias nas áreas de pesquisa, publicidade digital e pagamentos.

Entre os investidores anteriores da Wallapop estão fundos como Korelya, Insight Venture Partners, Accel, NEA, Northzone e Axis (através do Fond-ICO Next Tech). A operação contou com a assessoria financeira da J.P. Morgan Securities plc a alguns acionistas vendedores.