A Mercadona continua a reforçar a sua presença em Portugal e anunciou a abertura de 10 novos supermercados em 2025, alcançando um total de 70 lojas no país até ao final do ano.

A empresa, que já conta com 60 unidades e dois blocos logísticos na Póvoa de Varzim e em Almeirim, prevê abrir novos espaços nos concelhos de Loures, Penafiel, Fafe, Leiria, Matosinhos, Palmela, Lisboa e Porto.

O primeiro supermercado a abrir será em Santa Iria de Azóia, já em março, marcando a estreia da empresa no concelho de Loures. A grande novidade deste ano será a chegada da Mercadona à cidade de Lisboa, com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert, no Lumiar. A unidade da Alta de Lisboa contará ainda com um novo escritório corporativo, que complementará a sede da empresa em Vila Nova de Gaia.

Com esta expansão, a Mercadona está a reforçar a sua equipa e já se encontra a recrutar para diversas funções, incluindo operador de supermercado, auxiliar de manutenção e operador de armazém. A empresa já emprega 7.000 colaboradores em Portugal, tendo integrado 1.700 novos trabalhadores em 2024.

Recentemente, a Mercadona anunciou um aumento salarial de 8,5%, aplicado desde janeiro de 2025. O salário de entrada passou a ser de 14.963,90 € brutos anuais, com progressão até 20.465,10 € em quatro anos. Além disso, a empresa oferece subsídio de alimentação diário, pagamento adicional por trabalho aos domingos, feriados e turnos noturnos, bem como um Prémio Anual equivalente a um salário extra a partir do primeiro ano e dois salários extra a partir dos quatro anos de antiguidade.

A nova tabela salarial coloca o salário de entrada 23% acima do salário mínimo nacional (SMN), enquanto os colaboradores com mais de quatro anos de experiência auferem um valor 68% superior ao SMN.

Todos os novos colaboradores terão um contrato efetivo desde o primeiro dia e um período de formação remunerado. Durante esta fase, a empresa cobre todas as despesas, incluindo alimentação, transporte, estadia e viagens a casa de 15 em 15 dias.