A Conforama transformou a plataforma digital de e-commerce num novo marketplace, com o objetivo de continuar a expandir a variedade de produtos, com o objetivo de converter-se no maior centro comercial de produtos para o lar.
A previsão, é atingir os 100 mil produtos no primeiro ano do lançamento, com produtos de mais de 300 marcas, e alcançar um milhão em cinco anos, com uma montra de mais de 2 mil marcas.
David Almeida, CEO da Conforama, explica que “o lançamento do marketplace está totalmente alinhado com a nossa estratégia de crescimento, centrada em oferecer aos nossos clientes a maior e melhor oferta de produtos para o lar, além de continuar a crescer de forma sólida e em torno do digital, de onde já recebemos mais de 115 mil pedidos por ano em toda a Península Ibérica, cerca de 44 mil em Portugal”.
A abertura da utilização da plataforma digital da Conforama a terceiros vai permitir também que a empresa tenha a oportunidade de entrar em novas categorias de produto, como são exemplo as categorias de têxtil, banho, bebé, desporto e animais de estimação.
O volume de produtos, que vai aumentar a um ritmo superior a mil produtos por semana, contribui para a proposta diferenciadora de oferecer as tendências do momento, garantido uma relação de preço qualidade competitiva e ajustada a cada necessidade, diz a empresa em comunicado.
Para Marta Gil, diretora de Marketing da Conforama, “mantendo o nosso modelo de comercialização híbrido, com 56 lojas em Espanha e Portugal e um canal de e-commerce próprio, queremos impulsionar a plataforma”.
Atualmente, em ambiente online, a Conforama já recebe 115 mil encomendas por ano, e para 2023, estima-se que 10% do total de vendas online provenham do marketplace. Um número que em cinco anos se espera que se chegue aos 25 a 30%. Além disso, com esta grande aposta a Conforama espera que o Marketplace venha a representar entre 30 e 50% do volume de negócio da empresa.
“A nossa experiência e a notoriedade da marca, bem como o acesso a tecnologia segura e eficiente, representam uma grande oportunidade para os diferentes fornecedores externos que desejam juntar-se ao nosso mercado”, salienta David Almeida. Com este novo espaço, a Conforama quer continuar com o seu compromisso de impulsionar o mercado local e pretende ter uma rede de fornecedores no marketplace composta por 50% de empresas nacionais.
Numa primeira fase, o marketplace da Conforama arrancou no mercado espanhol com mais de 15 mil produtos disponível. Este mês, arranca em Portugal com 5000 produtos disponíveis em https://www.conforama.pt
Os serviços digitais da Conforama permitem complementar as suas lojas físicas. Em 2022, já foram realizados vários projetos de digitalização, como o lançamento da App e do serviço e-commerce, que atualmente inclui serviços como Click&Collect, Drive&Collect e Home Delivery, bem como vendas por telefone.