O Grupo Sovena avançou com a instalação de novas centrais fotovoltaicas em unidades industriais de Andújar, Almada e Centazzi.

Na unidade de Andújar, foram instalados mais de dois mil painéis solares fotovoltaicos, que deverão gerar anualmente cerca de 2 GWh de eletricidade. Em Almada, através de um modelo PPA off-site (Power Purchase Agreement), a empresa duplicou a sua capacidade instalada. Já em Centazzi, a produção prevista permitirá cobrir aproximadamente 35% das necessidades energéticas da principal unidade.

Atualmente, a Sovena dispõe de instalações solares em 11 explorações agrícolas e seis unidades industriais em Portugal e Espanha, totalizando uma capacidade instalada próxima de 10 megawatts. Esta produção equivale ao consumo médio anual de cerca de 4000 agregados familiares. No total, 98% da eletricidade consumida pelo grupo tem origem em fontes renováveis, percentagem que atinge os 100% na Península Ibérica e nos Estados Unidos.

Segundo Joana Oom de Sousa, diretora de Sustentabilidade da Sovena, “a transição energética é uma prioridade estratégica para a Sovena, refletida em ações concretas e investimentos consistentes que visam contribuir para um futuro sustentável. As mais recentes instalações representam um passo em frente nesse caminho”.

Além da energia solar, a empresa investe em certificados de eletricidade verde e explora soluções de armazenamento elétrico. No domínio da energia térmica, opera caldeiras de biomassa em três unidades, alimentadas por subprodutos da sua própria produção, como caroço de azeitona e casca de girassol. Estão também em curso projetos de investigação destinados a otimizar a geração de energia térmica de forma mais sustentável.

Em linha com esta estratégia, a Sovena submeteu recentemente à Science Based Targets initiative (SBTi) o seu compromisso de descarbonização, organismo de referência que avalia a conformidade das metas empresariais com os objetivos climáticos do Acordo de Paris.